Unilab celebra o legado de Carolina Maria de Jesus em evento cultural

Data de publicação  13/03/2024, 16:24
Postagem Atualizada há 2 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), organizou uma série de atividades culturais em homenagem ao aniversário de 110 anos de Carolina Maria de Jesus. Com uma leitura cênica dos excertos de “Quarto de Despejo”, com transmissão pelo Instagram da Proex, nesta quinta-feira, 14/03, a partir das 12h. Além disso, haverá uma edição especial do “Vozes Universitárias: Palco Aberto” na sexta, 15/03, a partir das 11h30.

“Estes eventos visam prestar tributo à autora que, com sua narrativa poderosa, trouxe à tona as vivências de uma realidade invisibilizada pela sociedade”, destaca a organização do evento.

O palco dessas comemorações será o Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, localizado no Campus das Auroras, ao lado do Restaurante Universitário, um espaço nomeado em homenagem à escritora e escolhido por votação pela comunidade acadêmica, enfatizando sua relevância no tecido cultural do Brasil.

Sobre o Centro Cultural:

Inaugurado há dois anos, o Centro Cultural é um equipamento cultural da UNILAB disponível para uma ampla gama de eventos culturais e artísticos, como ensaios, exibições de filmes, rodas de conversa, seminários, palestras, mini-cursos e performances artísticas. O agendamento para utilizar o espaço pode ser feito através do e-mail: centrocultural@unilab.edu.br.

Sobre Carolina:

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, em Sacramento, Minas Gerais. Oriunda de um lar modesto e com oportunidades educacionais limitadas, Carolina desafiou as adversidades para se tornar uma leitora ávida e uma escritora apaixonada. Após se mudar para São Paulo em 1937, ela viveu na favela do Canindé e ganhou a vida como catadora, um ofício que alimentou não só sua família, mas também sua escrita — uma escrita que capturou a crueza e a dureza da vida na favela.

Sua obra “Quarto de Despejo” se tornou um fenômeno literário ao ser publicada em 1960, recebendo atenção nacional e internacional. Além deste, Carolina publicou outros três livros e deixou um vasto legado de manuscritos não publicados, incluindo romances, contos e peças. Apesar de seu falecimento em 1977, o fascínio por sua vida e escritos permanece, e sua obra continua a ser um ponto de referência importante nos estudos literários e culturais.

“A Unilab estende o convite à sua comunidade para participar dessas homenagens à Carolina Maria de Jesus, reafirmando o desejo de que sua voz e legado sigam inspirando os que sonham com um mundo mais justo e repleto de poesia e arte”.

Confira abaixo a programação:

Dia 14 de março, 12h:  Leitura cênica de excertos de “Quarto de Despejo”  com transmissão pelo Instagram da Proex;

Dia 15 de março, 11h30 às 13h: Edição especial do “Vozes Universitárias: Palco Aberto”;