Curso de Engenharia de Energias recebe nota 5 (máxima) na avaliação de Renovação e Reconhecimento do Inep/MEC
O curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebeu nota 5 (nota máxima) na avaliação de Renovação de Reconhecimento feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)/MEC (Ministério da Educação). O curso passou por avaliação no período de 3 a 5 de abril de 2024 e o resultado da avaliação foi divulgado na última quarta-feira (10/04).
A Renovação de Reconhecimento consiste no processo de revalidação, por parte do MEC, da permissão de oferta de um curso. De forma geral, é uma avaliação para verificar se a universidade pode continuar emitindo diplomas aos formados naquele curso. A nota, que se trata do conceito de curso, é emitida numa escala de 1 a 5. Resultados maiores ou iguais a 3 são considerados satisfatórios.
O curso foi avaliado em 32 indicadores de 3 dimensões de um instrumento usado pela comissão avaliadora. São dimensões que avaliam a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. O resultado da avaliação alcança um momento importante para o curso, que completará 13 anos de existência em maio de 2024.
Processo de avaliação
A avaliação desse curso foi virtual (online), com reuniões síncronas com a Reitoria, a Pró-Reitoria de Graduação, o Procurador Institucional da Unilab, a Corac/Prograd, a Direção do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), a Coordenação do Curso, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), quase 30 docentes e 61 discentes do Curso de Engenharia de Energias.
As reuniões iniciaram às 8h de 3/4 e encerraram às 20h15 do mesmo dia. No dia seguinte, 4/4, as instalações do curso e do Campus das Auroras foram apresentadas à comissão do Inep/MEC, por meio de transmissão virtual. Durante 3 horas ininterruptas, foram apresentadas salas de coordenação, secretaria, salas de aula, banheiros, espaços coletivos do campus, restaurante universitário, CAIS, salas de orientação, salas gabinetes de professores, laboratório de informática e 12 laboratórios de ensino vinculados ao Ieds, além da sala da Empresa Júnior de Engenharia de Energias (Engene). No terceiro dia, 5/4, ocorreu a reunião de encerramento da avaliação, com os dirigentes da Unilab, do Ieds e do Curso. A transmissão das reuniões e da visita às instalações, por ocorrer de forma virtual, recebeu suporte da DTI.
As reuniões e a visita às instalações foram organizadas pelo Coordenador do Curso, professor Francisco Olímpio. A preparação para o período de avaliação intensificou-se nos 30 dias que antecederam, quando o período de avaliação do Curso foi agendado pelo Inep/MEC.
Sobre a Engene
A Empresa Júnior (Engene Jr), formada e administrada por graduandos do curso de Engenharia de Energias, vinculada ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) da Unilab e fundada em 2017, atuando no mercado desde então. Em 2018, concluíram seu primeiro projeto de energia solar, tendo como cliente o prof. Aristeu Lima, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab).
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab oferta 1057 vagas para o Sisu 2025
- Curso de Física é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação
- Até 27/10, abertas inscrições no processo seletivo especial, que oferta 128 vagas nos cursos de graduação, pelo Programa de Ações Afirmativas
- Curso de Medicina [modelo Sisu] – Confira a lista de convocação da 4ª chamada para pré-matrícula, que deve ser feita nos dias 18 e 19/09
- Curso de Medicina [modelo Sisure] – Confira a lista de convocação da 4ª chamada para pré-matrícula, que deve ser feita nos dias 05 e 06/09