II Seminário “Protagonismos negros no ensino e na pesquisa em história da educação” traz palestras on-line nos dias 18 e 25/04. Participe!

Data de publicação  12/04/2024, 12:34
Postagem Atualizada há 3 semanas

Nas próximas quintas-feiras, dias 18 e 25/04, a partir das 19h, teremos duas atividades on-line, via Plataforma do Google Meet (https://meet.google.com/guz-sgfi-qef), dentro do II Seminário “Protagonismos negros no ensino e na pesquisa em história da educação”.

O evento é coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Fábio Eduardo Cressoni com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e do grupo de pesquisa África Contemporânea da Unilab.

As palestras on-line abordarão temas distintos:

Dia 18 – Tema: “Frente Negra Brasileira e a Questão da Educação”, com o Petrônio Domingues da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mediação de Hilário Ferreira do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu).

Dia 25 – Tema: “Antonieta de Barros, Adbias do Nascimento e a Questão da Educação”, com a convidada, Jeruse Romão e mediação de Maria T. da Conceição da Universidade Regional do Cariri (URCA/CE).

A ação busca promover o debate em torno das agências negras presentes na história da educação brasileira, perfazendo, outrossim, uma historiografia cujos protagonismos têm sua centralidade deslocada. Neste processo, destacamos instituições e biografias negras.

“Na edição deste ano, ao recebermos o prof. Petrônio e a profa. Jeruse, enfatizamos a importância da Frente Negra Brasileira, bem como de Antonieta de Barros e Abdias do Nascimento para a compreensão do pensamento educacional em nosso país”, declarou o professor Fábio Cressoni (IH/Unilab).

O evento chega a sua segunda edição com vinculação ao projeto de pesquisa População Negra e Instrução Pública na Província do Ceará (1833-1888): História da Educação e das Políticas Educacionais, coordenado pelo professor Fábio Cressoni (IH), docente do curso de licenciatura em História.

A ação também integra a componente curricular História e historiografia da educação das populações negras no Brasil, ofertada pelo mesmo docente.

Participe pelo link do Google Meet (https://meet.google.com/guz-sgfi-qef)!

Outras informações via e-mail: (cressoni@unilab.edu.br).

Confira a programação: