Internacionalização da pesquisa é tema do III Seminário de Internacionalização Universitária, dias 10 e 11/7, em evento virtual

Data de publicação  03/07/2024, 11:45
Postagem Atualizada há 1 semana

Nos dias 10 e 11 de julho, a Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab) promoverá o III Seminário de Internacionalização Universitária, nos turnos manhã e tarde, na modalidade remota. A transmissão será feita pelo Canal Unilaboficial no YouTube.

Com o tema “Caminhos institucionais para a internacionalização da pesquisa acadêmica”, o objetivo desta edição é o de aprofundar a discussão sobre um dos principais indicadores de internacionalização universitária, a pesquisa, a partir das linhas gerais traçadas nas Diretrizes de Internacionalização da Unilab. Com isso, realizar debates acerca de integração de iniciativas individualizadas de docentes e de grupos numa estratégia institucional; das especificidades na formação do pesquisador para atuação internacional; dos instrumentos de cooperação interinstitucional que viabilizem a mobilidade e o intercâmbio científico; e das estratégias de divulgação científica que contribuam para o fortalecimento da Unilab pelo viés da internacionalização.

Entre os palestrantes e debatedores já confirmados, estão a prof.ª Luciane Stallivieri, da Universidade Federal de Santa Catarina, que fará a conferência de abertura; o prof.  Jorge Salgado Simões (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo / Portugal); o Prof. Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra); o prof. Elizeu Clementino de Souza (Universidade Estadual da Bahia); o prof. Nardi Abraão Dias de Sousa (Universidade de Santiago); e o prof. Cláudio Umpierre Carlan (Universidade Federal de Alfenas).

Inscreva-se aqui (haverá emissão de certificado de participação)

Fique por dentro da programação:

1º dia | 10 de julho de 2024 (quarta-feira) | Virtual

09h30 às 10h30 – Mesa de abertura

10h30 às 12h – Conferência de abertura: Formação de pesquisadores para as especificidades da internacionalização
Prof.ª Luciane Stallivieri (Universidade Federal de Santa Catarina)

14h às 15h00 – Painel: Projetos acadêmicos da Unilab em âmbito internacional
Prof.ª Kaline Araújo Mendes de Souza (Unilab)
Prof.ª Lívia Moreira Barros (Unilab)
Prof. Alexandre Antonio Timbane (Unilab)
Prof. Luís Miguel Dias Caetano (Unilab)
Prof. Jorge Salgado Simões (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo / Portugal)
Moderador: Prof. Joserlene Lima Pinheiro (Coordenador de Pesquisa/Unilab)

15h00 às 16h30 – Mesa redonda 1: Divulgação científica na perspectiva da internacionalização
Prof. Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra / Suíça)
Profª Cristiana Verônica Mueller (Universidade de Santa Cruz do Sul)
Profª. Maria Vera Cardoso (Universidade Federal do Ceará)
Moderadora: Prof.ª Jucélia Bispo dos Santos (Unilab)

2º dia | 11 de julho (quinta-feira) | Virtual

10h00 às 11h30 – Mesa redonda 2: Parcerias e financiamento para o intercâmbio científico internacional
Prof. Elizeu Clementino de Souza (Universidade Estadual da Bahia)
Prof. Nardi Abraão Dias de Sousa (Universidade de Santiago / Cabo Verde)
Prof.ª Thereza Magalhães (Diretora Científica – Funcap)
Moderador: Prof. Ercílio Langa (IHL/Unilab)

14h às 15h30 – Mesa redonda 3: Mobilidade internacional de pesquisadores: graduação e pós-graduação
Prof. Cláudio Umpierre Carlan (Universidade Federal de Alfenas)
Prof.ª Luciana Saboia Fonseca Cruz (Universidade de Brasília)
Moderadora: Prof.ª Anne Fayma Lopes Chaves (Coordenadora de Pós-graduação/Unilab)

* Programação sujeita a atualizações.

Confira como foram as edições anteriores:

Tema: “Internacionalização da Unilab e a cooperação educacional entre países”
1º dia
2º dia
3º dia

2021
Tema: “Internacionalização da Educação Superior com ênfase no Sul global: Unilab e CPLP, 10 anos depois”

Fonte: site Prointer

CONTEÚDO RELACIONADO