Núcleo de Línguas inscreve para Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras até 15 de julho

Data de publicação  04/07/2024, 16:34

O Núcleo de Línguas (NucLi), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), está com inscrições abertas, de 4 a 15 de julho, para o Exame Presencial de Proficiência em Línguas Estrangeiras (EPPLEs). Leia o edital e inscreva-se neste link.

Podem participar discentes matriculados regularmente nos cursos de pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) da Unilab e membros da comunidade (público externo) matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu da respectiva instituição de ensino superior, interessados em comprovar proficiência em leitura em Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa ou Língua Espanhola.

São 75 vagas para Língua Inglesa (60 para alunos de pós-graduação da Unilab e 15 para público externo) e 50 para língua espanhola (40 para alunos de pós-graduação da Unilab e 10 para público externo).

Os critérios de seleção para os alunos da Unilab respeitarão o limite de vagas e são estes, em ordem de prioridade: I – Alunos matriculados no componente curricular Dissertação ou Tese; II – Alunos matriculados no componente curricular Qualificação; III – Alunos matriculados no componente curricular Proficiência; IV – Demais alunos dos programas de pós-graduação da Unilab; e V – Alunos externos à Unilab.

Os alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu da Unilab deverão, no ato da inscrição, indicar o critério de prioridade em que se enquadram e anexar documento comprobatório. Por exemplo, se o aluno indicou o critério de prioridade I, deverá anexar histórico, ou declaração, ou atestado de matrícula que comprove que está matriculado em Dissertação ou Tese.

Haverá um único critério de seleção para o público externo: ordem de inscrição e comprovação de vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu externo à Unilab.

O candidato com necessidades educacionais especiais (NEE) que precisar de condições diferenciadas para realizar a prova deverá solicitar e especificar, no ato da inscrição, o atendimento especial, acompanhado de atestado médico ou outro documento que comprove a necessidade.

A inscrição será confirmada através de envio de e-mail e, posteriormente, por meio de homologação da lista de inscritos a ser divulgada na página eletrônica do Instituto de Linguagens e Literaturas e no site do NucLi, de acordo com o cronograma do edital, item 7.

O candidato que tiver a sua inscrição indeferida poderá interpor recurso nos dias 20 a 24 de julho, após a divulgação da lista de inscrições. O e-mail para o envio da mensagem é nucleodelinguas.ill@unilab.edu.br.

Provas

As provas ocorrem em 2 de agosto. Não será permitido ao candidato usar celular e outros equipamentos eletrônicos, nem materiais de consulta, com exceção de dicionários monolíngues – impressos.

Os testes de Língua Inglesa e Língua Espanhola serão divididos em quatro partes: compreensão e interpretação de texto, identificação de informações explícitas e implícitas, tradução e conhecimentos sobre aspectos linguísticos das línguas em questão.

O Núcleo de Línguas (NucLi) não define aprovação ou reprovação dos candidatos no exame de proficiência, apenas certifica-os com um índice de aproveitamento (nota de 0 a 10). Assim, é de responsabilidade dos programas de pós-graduação solicitantes estabelecer critérios de aprovação (nota de corte).

O exame de proficiência elaborado pelo Nucli tem como foco a avaliação da competência leitora. O desempenho dos candidatos em relação a outras habilidades linguísticas, como produção escrita e oralidade, não está previsto no referido teste.

O Nucli emitirá declaração de desempenho na língua estrangeira à qual o candidato se submeter. Para a emissão da declaração institucional de participação no Exame será necessário que o candidato obtenha a nota mínima 7,0 na língua em que optou por realizar o exame.

A declaração dos aprovados terá validade de dois anos a partir da data de realização das provas. Cada candidato é responsável por fazer o download de sua própria declaração disponibilizada, no máximo, 20 dias após a divulgação do resultado final, no site do NucLi.

Confira a Portaria ILL Nº 40 sobre a Comissão Responsável pela Elaboração e Avaliação do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras: Inglês e Espanhol.

Para mais informações leia o Edital Nucli nº 08/2024.