Até 21/07, abertas as inscrições para o mestrado em Energia e Ambiente (semestre 2024.2)

Data de publicação  05/07/2024, 09:11
Postagem Atualizada há 1 semana

Conforme Edital PGEA nº 01/2024, até o dia 21 de julho, estão abertas as inscrições do processo seletivo de discentes para o Mestrado em Energia e Ambiente, pertencente ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Para a referida seleção, serão ofertadas 8 vagas, sendo 5 delas destinadas à ampla concorrência, candidatos internacionais e TAE (técnico-administrativo em educação), e 3 vagas destinadas a políticas afirmativas, distribuídas entre as subáreas  “Processos Químicos”, “Instrumentação, Óptica e Computação” e “Recursos Hídricos”.

Poderão inscrever-se portadores de diplomas de graduação em Engenharias, Agronomia, Química, Matemática, Física, Biologia, Biotecnologia, Tecnologias e áreas afins às formações supracitadas.

O link para cadastramento da inscrição pode ser encontrado aqui, neste link

É importante que o (a) candidato (a) esteja atento (a) à obrigação de anexar a seguinte documentação, segundo os itens 3 e 6 do Edital PGEA nº 01/2024:

• Ficha de solicitação de inscrição preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) (Anexo I);
  • Declaração de anuência do empregador para liberação de pelo menos 20 horas semanais durante os 24 meses de atividades acadêmicas no Mestrado em Energia e Ambiente, preenchida e assinada, caso o(a) candidato(a) tenha vínculo empregatício (Anexo II); Declaração de não exercício de atividade remunerada, preenchida e assinada, caso o(a) candidato(a) não tenha vínculo empregatício (Anexo III);
  • Planilha de pontuação de análise curricular (Anexo IV) preenchida digitalmente pelo(a) candidato(a), conforme item 3.3 do Edital;
  • Para candidato(a) optante pelas vagas destinadas às pessoas negras: Formulário de Documentos para Heteroidentificação (Anexo V), Autodeclaração para candidatos(as) negros(as) (Anexo VI) e Termo de Autorização de Uso de Imagem/Áudio (Disponível em:https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2024/02/Termo-de-Autorizacao-de-Uso-de-Imagem_Audio.pdf) todos preenchidos e assinados, conforme assinatura em documento de identificação oficial. Além de Fotos Recentes – Retirada no Ano Corrente (Foto colorida de frente, fotos coloridas de perfil – sendo uma do lado direito e uma do lado esquerdo);
  • Cópia do documento oficial de identidade e CPF (no caso de candidato internacional, será aceita a cópia do Passaporte);
  • Cópia do histórico acadêmico do curso de graduação;
  • Cópia do diploma do curso de graduação;
  • “Curriculum Vitae”, segundo formato Lattes (http://lattes.cnpq.br), com as devidas comprovações.

Cronograma

Todas as datas do processo seletivo, bem como prazos para recurso e resultados, podem ser encontradas no item 8 do Edital PGEA nº 01/2024.

Mestrado

O curso de Mestrado em Energia e Ambiente tem por objetivo a qualificação de futuros profissionais e pesquisadores com competências e habilidades relativas à informação, compreensão, aplicação, análise e avaliação aplicada ao setor energético, aptos para sistematizar, inovar, propor políticas e otimizar os sistemas de transformação e uso final de energia no âmbito do desenvolvimento sustentável. Possui como Área de Concentração, Energia e Ambiente, e as seguintes linhas de pesquisa: “Processos Sustentáveis, Inovação e Difusão Tecnológica” e “Sistemas Energéticos, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos”.

O Programa foi criado em 29 de março de 2019, com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para obter mais informações do mestrado, visite a página do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente: pgea.unilab.edu.br.

CONTEÚDO RELACIONADO