Professor Bas´Ilele Malomalo faz o relançamento do seu livro “Filsofia do Ntu”, na Fundação Pedro Calmon

O evento acontece na próxima segunda-feira (15/07), a partir das 15h. Local: Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador.

Data de publicação  10/07/2024, 16:31
Postagem Atualizada há 4 meses

Todos e todas estão convidados para o relançamento da 2ª edição revisada e ampliada do livro “A filosofia do NTU: Direitos e Deveres no Despertar da Consciência Biocósmica”, do escritor e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Bas´Ilele Malomalo. A obra, que trata dos fundamentos filosóficos das literaturas africanas a partir do universo bantu, será relançada na próxima segunda-feira (15/07), a partir das 15h, Biblioteca Central do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, que fica localizada na Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador.

Assim, o autor, que é Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESP), realiza um bate-papo afrocentardo sobre a obra para o público presente, seguido da sessão de autográfos, além de fazer propor uma profunda jornada sobre a consciência biocósmica, as relações raciais e nossa relação com o universo.

Sobre o livro

De acordo com o autor:

“Lapido, nesse mais novinho livro, um dos termos que tenho usado ultimamente na minha produção científica, especificamente, os Direitos biocósmicos. Acrescento aos direitos à noção de Deveres biocósmicos. A Filosofia do Ntu como minha contribuição científica no campo das Humanidades Clássicas Africanas, de forma específica, na área de Filosofia, Teologia, Ciências Sociais, Psicologia, Direito e Epistemologia. Chamo mais atenção para o subtítulo desse meu último livro “Direitos e deveres no despertar da consciência biocósmica”. Minha atuação científica e política tem essa missão: despertar as consciências. Além disso, corroborar no debate no que diz respeito aos Direitos da Natureza, Direitos ambientais, Direitos bioculturais e/ou Direitos ecológicos.

“Para tanto, organizei o livro em torno de quatro seções. A primeira, “Comunidade Ntu-Noun-Kalunga”, expressa a minha compreensão do Real africano, da Ontologia e Ética africanas; a segunda trata da “Comunidade Divindade-Ancestralidade” como a fonte matricial de onde Todos Seres-Viventes vieram e voltarão; terceira discute os “Direitos biocósmicos como espelho da Consciência Cósmica”; e, a última, descreve como a Filosofia do Ntu é uma condição das possibilidades para se pensar os direitos para além dos humanos. Portanto, os direitos biocósmicos. Duas são duas novidades importantes nessa segunda edição, faço uma reflexão sobre o conceito NaTuReza mostrando sua origem das culturas e línguas africanas de NTR (Dinvidade, princípios cósmicos, naturais) e MuRungu (Dinvindade Matricial); e é exatamente na quarta seção que introduzo uma seção nova “Direitos da Natureza, leis e política da educação na África”.

Sobre o Autor:

Bas´Ilele Malomalo. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/UNESP, é docente de graduação nos cursos das Relações Internacionais, Ciências sociais, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPPSC) da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimentos, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP); INTERSSAN/UNESP; da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano, Pesquisador;membro do Comitê Internacional da Cadeira da Unesco Educação Transformadora, Democracia e Cidadania Mundial, da UQO, Canadá e expert da plataforma Harmony With Nature/ONU; e fundador da Per Ankh Ntu, Escola Africana da promoção da Ciência e Espiritualidade AfriKana.