Docentes e estudantes da Unilab participam de evento internacional de mulheres negras, urbanas e quilombolas

Data de publicação  22/07/2024, 15:23
Postagem Atualizada há 20 horas

Quilombo do Palmares: participantes da Unilab, com as coordenadoras do evento, Sra. Ligia Margarida Gomes (SPD) e Vanda Menezes (RM-AL).

Professoras e discentes do Coletivo de Mulheres Africanas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participaram do VIII Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ 2024).

Com o tema: “Mulheres e Meninas Negras Articulando o Empoderamento Político”, o VIII EIMNUQ 2024 teve a participação de mais de uma centena de mulheres dos estados da Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro. Entre as palestrantes internacionais da Unilab, participaram a professora Rutte Tavares Cardoso Andrade (Cabo Verde), e as estudantes Aminata Djakite (Guiné-Bissau), Hulda Maria Vitória Calala (Angola) e Yolanda Rafael Ofesse (Moçambique). Na programação, foram debatidos o Projeto político e pedagógico da Unilab e os desafios de acesso e permanência de mulheres negras no Ensino Superior.

O encontro ocorreu no Quilombo Hotel Fazenda e contou também com atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, e na Comunidade Quilombola Muquem. A organização ficou por conta da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), Rota dos Quilombos e Instituto Renascer Mulher, em parceria com a Rede de Mulheres Negras de Alagoas e a Coordenação de Mulheres Quilombolas de Alagoas – Dandaras.

Palavra-chave