Nos dias 20 e 21/08, acontece 1º Fórum Regional sobre realidade materno-parental estudantil nas instituições de ensino superior-Nordeste

Data de publicação  12/08/2024, 09:01
Postagem Atualizada há 4 dias

Nos dias 20 e 21/08 acontece o 1º Fórum Regional sobre realidade materno-parental estudantil nas instituições de ensino superior-Nordeste, evento online que, na Universidade da Integração Internacional da Lusosonia Afro-Brasileira (Unilab), tem o apoio do Instituto de Humanidades, através do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero Dandara – Cieg Dandara.

A programação nos dois dias acontece entre 09h e 17h e terão eixos de discussão virtuais focados em temáticas como infraestrutura nas IES; questões regimentais, administrativas e burocráticas; ações afirmativas e permanência; diversidade e inclusão. As inscrições para o fórum podem ser feitas neste link.

Diversos Coletivos e Organizações da sociedade civil voltadas para as necessidades estudantis parentais das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil estão envolvidos na construção de fóruns regionais que tem por objetivo reunir as principais demandas de estudantes com filhas/os/es. Os fóruns buscarão proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes da graduação, pós-graduação e do pós-doutorado e suas diversidades no ato de cuidar conciliados com a vida acadêmica e sobre como melhorar as condições nas universidades.

Os fóruns serão realizados em todas as regiões do país e integram o Grupo de Trabalho para promover estudos técnicos sobre a criação de uma Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras, nomeado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Fórum no Nordeste

Na região Nordeste, o Fórum será mediado pelas representantes regionais Maria Josélia Santos e Napê Nunes, nomeadas pelo MEC a partir de indicação de coletivos presentes nas seguintes instituições: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Outra iniciativa do GT para subsidiar a política nacional é a criação de um questionário voltado a graduandas/es/os, pós-graduandas/es/os e pós-doutorandas/es/os que tenham filhas/os/es e estejam vinculadas a qualquer instituição de ensino superior brasileira. Para responder e/ou compartilhar o formulário, acesse este link.

CONTEÚDO RELACIONADO