Mestrado em Estudos de Linguagem: contextos lusófonos Brasil-África abre inscrições nos dias 02 a 16/09, para ingresso em 2025

Data de publicação  27/08/2024, 10:01
Postagem Atualizada há 1 dia

O Mestrado em Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil-África do campus dos Malês (MEL Malês) publicou edital nº 02/2024 do processo seletivo, para ingresso em janeiro de 2025 (Ano Letivo 2024/Semestre letivo 2024.2). O período de inscrições é de 02 a 16 de setembro de 2024.

No total, estão sendo ofertadas 20 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa do mestrado: Estudos linguísticos e suas Interfaces; Estudos literários e suas Interfaces; e Estudos das linguagens em contextos educacionais. Podem candidatar-se a uma vaga pessoas com título de graduação em qualquer área do conhecimento.

A inscrição pode ser feita pelos seguintes meios:

a) Envio obrigatório dos documentos exigidos (em pdf) – conforme edital nº 02/2024 – através de meio eletrônico para o endereço selecaomelmales@unilab.edu.br , ou

b) Realização de inscrição presencial, na secretaria do MEL Malês no Campus dos Malês, Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n, Centro, São Francisco do Conde – BA, no horário das 13h às 17h. Se o/a candidato/a optar por realizar sua inscrição presencialmente, deve entregar, no ato da inscrição, todos os documentos exigidos neste edital em um envelope lacrado e devidamente identificado com o nome do candidato, não havendo qualquer conferência documental por parte do/a servidor/a responsável pelo recebimento dos documentos, ou seja, o conteúdo do envelope é de inteira responsabilidade do/da candidato/a.

Calendário

>Todas as informações sobre esse processo seletivo encontram-se no edital nº 02/2024.

Mel Malês

O Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (MEL Malês) é um curso presencial e tem como objetivo geral fomentar as pesquisas acerca das africanidades e afrobrasilidades no campo das linguagens, atendendo às demandas contemporâneas vinculadas à cultura, às questões sociais e identitárias, às tecnologias e linguagens e ao aperfeiçoamento educacional da região em que está inserido. Busca, portanto, contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadores/as- professores/as aptos/as a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa e literaturas em sua complexidade sócio-histórico- geográfica.

A área de concentração do Mestrado é designada “Afrobrasilidades e africanidades: Linguagens e Culturas”. A área de concentração proposta atende a interesses de pesquisa em diversos campos do conhecimento, de forma multidisciplinar, tais como: Linguística, Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas, Literaturas em Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura Comparada, Educação, Ensino, Estudos Culturais, História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Artes, Antropologia, entre outras.

>Saiba mais sobre o mestrado, na página do MEL Malês.

CONTEÚDO RELACIONADO