VI Seminário Nacional do Gedife discute Formação humana em tempos midiáticos, dias 21 e 22/11

Data de publicação  24/09/2024, 13:09
Postagem Atualizada há 1 semana

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/Unilab) vai realizar a VI edição do Seminário Nacional do Gedife (SENAGE), com o tema: “Formação humana em tempos midiáticos: saúde mental e afetividade”, nos dias 21 e 22 de novembro, de forma híbrida (presencial – no Campus das Auroras, em Redenção/CE – e com transmissões on-line).

Esta edição busca problematizar nossas relações afetivas para nossa formação humana tendo vista a saúde mental e a convivência democrático na sociedade midiático, trata-se de olhar de forma sensível sobre a nossa condição humana e tão frágil.

O tema “Formação Humana em Tempos Midiáticos: Saúde Mental e Afetividade” tem como objetivo principal promover reflexões sobre os impactos da mídia na saúde mental e nas relações afetivas. Este evento busca articular diálogos entre educadores, profissionais da saúde e outros setores da sociedade sobre a formação humana, considerando o papel das mídias digitais nas vivências emocionais e na saúde psicológica e afetiva, especialmente, no contexto educacional e da saúde. Também visa discutir como os desafios impostos pelo cenário midiático contemporâneo afetam desenvolvimento humano em sua dimensão omnilateral, destacando a necessidade de abordagens interdisciplinares que envolvam tanto a educação quanto a saúde mental.

O seminário procura sensibilizar os participantes sobre a importância de práticas pedagógicas e formativas que promovam o bem-estar emocional e mental, tendo em vista os efeitos do ambiente midiático na vida cotidiana e nas dinâmicas afetivas. Essa abordagem é essencial para a criação de estratégias que favoreçam a saúde mental nas instituições de ensino e de saúde, particularmente,  em tempos de intensa exposição a mídias digitais e fake News.

Confira a Programação do VI SENAGE!

A programação conta com a realização de oficinas e minicurso (Híbrido), apresentação cultural, mesas-redondas e conferências.

Outras informações no site do Gedife: https://gedifeunilab.wixsite.com/meusite ou via e-mail: (gedife@unilab.edu.br).

Inscrições

Segundo undo a comissão organizadora, as inscrições são gratuitas e a participação nas atividades dão direito à certificação.

Participantes

De 23 de setembro a 20 de novembro de 2024.  As inscrições para participantes serão realizadas pelo site do evento, os interessados deverão preencher formulários de inscrição para participação no evento geral.

Submissão de trabalho

Serão realizados pelo link do formulário de inscrição até dia 10 de novembro de 2024. Os autores poderão apresentar até 2 trabalhos. Todos os co-autores devem estar inscritos no evento, para gerar adequadamente a certificação de apresentação dos trabalhos.

Modalidade: Resumo Simples e Expandido

Formulário de inscrição: https://forms.gle/RrqcDz3SBZnuZswR9

Grupos para apresentação de trabalhos

GT 1. Aprendizagem Contínua e Humanização e ética na era digital:

Objetivo : Refletir sobre o impacto da era digital nas relações humanas e como a formação educacional pode moldar indivíduos que compreendam e atuem de forma ética nesse novo cenário. Ainda, possibilitando a discussão da formação inicial e continuada de professores com objetivo de compreender o cenário da cultura digital e sua relação com a escola.

GT 2. Saúde Mental na Era das Redes Sociais: Impactos e Estratégias de (auto)Cuidado

Objetivo: Discutir como o uso intensivo de redes sociais pode afetar a saúde mental, especialmente em jovens, abordando questões como ansiedade, depressão e isolamento. Ao mesmo tempo discutir estratégias de autocuidado digital e limites saudáveis para o uso de redes sociais.

GT 3. Tecnologias Assistivas e a Inclusão no contexto midiático

Objetivo: Discutir como tecnologias assistivas, como leitores de tela, legendas automáticas e interfaces adaptativas, estão moldando a experiência midiática para pessoas com deficiência. Explorando inovações futuras, destacando a importância das tecnologias assistivas e como elas podem ser desenvolvidas e integradas para melhorar a acessibilidade da pessoa deficiente.

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO