Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Sibiuni realiza Semana do Livro e da Biblioteca, levantando debate sobre pós e contras da Inteligência Artificial na produção acadêmica

Data de publicação  29/10/2024, 16:59
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A mesa de abertura contou com a presença da Diretora do Sistema de Bibliotecas das Unilab, Talita Martins, acompanhada do reitor da Unilab Roque Albuquerque.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Sibiuni/Unilab) iniciou nessa terça-feira, 29, as atividades da Semana do Livro e da Biblioteca, evento que tem lugar no Campus das Auroras, em Redenção, Ceará, e no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia.

No Ceará, a mesa de abertura contou com a presença da Diretora do Sistema de Bibliotecas das Unilab, Talita Martins, acompanhada do reitor Roque Albuquerque, seguida de apresentação musical com um trio de cordas da Escola Livre de Música de Redenção.

Logo após abertura, o evento prosseguiu com a conferência “Tecnologias e Interação Humana: Como a era digital está moldando a vida das pessoas”, conduzida pelo docente Tiago Martins Cunha.

Cunha, que é professor do Setor de Língua Inglesa com experiência na área de Linguística e ênfase em tradução e em linguística computacional, abordou as principais inteligências artificiais de escrita e produção de texto, popularizadas grandemente na contemporaneidade pelo ChatGPT. Em seu discurso, ele defendeu a ideia de que precisamos repensar o que entendemos por certo e errado quando o assunto gira em torno das inteligências artificiais, elencar os prós e os contras, enquanto essas tecnologias sofrem evoluções.

Apresentação musical com um trio de cordas Escola Livre de Música de Redenção..

Sobre a escolha do tema, a diretora da SibiUni afirmou que a disseminação do conhecimento não está mais associada diretamente à figura do livro em si, apenas, mas a tudo que circunda à tecnologia: de maneira específica, às inteligências artificiais, às quais as bibliotecas precisam conhecer e se adaptar.

Com esse evento, a Biblioteca da Unilab se junta a todas as bibliotecas do Brasil, que também vêm se mobilizando em torno da data, no mês de outubro. O objetivo é incentivar a leitura, o conhecimento, mas sobretudo ao trabalho do profissional bibliotecário.

Na Bahia, a programação contou com apresentação cultural, jogos recreativos, bingo literário, sorteio de prêmios e outras ações, confira abaixo:

Sessão de Jogos Recreativos: dominó, ludo, damas, xadrez, quebra-cabeça e pega varetas.

Programação – Bahia

1º Dia (29/10) – Abertura do evento

Manhã

Abertura: Apresentação Cultural – Hall de entrada

09h30 — Jogos Recreativos (dominó, ludo, damas, xadrez,

quebra-cabeça, pega varetas) – Área Interna

Tarde

13h30 – Apresentação Cultural — Hall de Entrada

14h- Bingo Literário — Área Interna

15h- Quizz— Área Interna

16h-Sorteio de Prêmios – Área Interna.

 

Categorias