Grupo Interdisciplinar realiza roda de conversa sobre a matemática escolar e as culturas Aqui e Além-Mar
O evento acontece nesta segunda-feira, dia 11/11, das 19h às 21h, nas dependências do campus do Malês e também de forma online.
O Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemáticas (GIEPEm), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), realiza nesta segunda-feira, dia 11/11, das 19h às 21h, nas dependências do campus do Malês, e também de forma online por meio Deste Link , uma roda de conversa sobre a matemática escolar e as culturas Aqui e Além-Mar.
O evento contará com as seguintes participações:
Prof. Me Wesley Coelho da Seduc/Tocantins – Pesquisador que discute a matemática dos povos originários.
Prof. Me Ezequias Cassela, da Escola Superior de Bie/Angola – que irá nos apresentar interlocução entre a matemática escolar e a das culturas de Bie.
Profa. Dra Lívia Ribeiro, da Unilab/Ceará, que, a partir dos conceitos de etnociência, interseccionaliza as culturas a matemática e as culturas africanas e afro-brasileira.
Profa. Me Vanessa Miguel, do Sesi/Bahia, que desconstrói a ideia da má-matemática, trazendo uma boa-matemática por meio de projetos sem fronteira.
Este encontro faz parte de uma ação do GIEPEm que já vem discutindo questões próprias para uma educação antirracismo dentro de uma aproximação e/ou integração com princípios filosóficos africanos, destacando, dentre outros assuntos, o respeito à ancestralidade e a diversidade cultural, além de propor um caminho de pensar as possibilidades de uma educação matemática que não exclua o diferente, tratando-o como desigual, em especifico, desrespeitando outras culturas e/ou outros modos de ser e fazer.