Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab celebra mês da Consciência Negra com inauguração na Unidade Acadêmica dos Palmares e Mostra de Bandas Universitárias

Celebração que acontece no próximo dia 25 de novembro, a partir das 16h, é um momento histórico para a instituição e a comunidade local.

Data de publicação  14/11/2024, 14:07
Postagem Atualizada há 2 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) será palco de uma grande celebração no próximo dia 25 de novembro, a partir das 16h, em comemoração ao mês da Consciência Negra e à inauguração na Unidade Acadêmica dos Palmares. O evento, que acontece em Palmares, marca um momento histórico para a instituição e para a comunidade local, reafirmando o compromisso desta Universidade com a valorização da cultura, da diversidade e da inclusão.

Como parte da programação especial, o grupo de extensão Casa Caiada da Universidade Federal do Ceará (UFC) fará uma participação especial no evento, enriquecendo a programação com apresentações artísticas e culturais. Além disso, ocorrerá o NOIA Equalize – Mostra de Bandas Universitárias, que trará bandas selecionadas para se apresentarem e contribuírem com a atmosfera de celebração e resistência cultural. A mostra é realizada em parceria com o NOIA – Festival do Audiovisual Universitário.

Para o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, este é um momento especial para a Universidade, que se dá exatamente no mês da Consciência Negra. “A comunidade merecia, depois de muitos anos, dificuldade de acesso, dificuldade de poder ter um bicicletário, dificuldade de ter bancos e um ambiente gostoso de convívio, finalmente com o apoio do deputado José Guimarães, que colocou emendas, nós conseguimos trazer para a Unilab esta dádiva, este presente para a comunidade. Casado a isso, queremos valorizar a cultura, queremos mostrar as diversas expressões culturais e por isso a participação de estudantes de bandas africanas, de bandas de brasileiros. Queremos muito ver a comunidade engajada, envolvida nisso aí, para que a gente marque ali um dos primeiros passos para o avanço da Unilab. Tá entregue, a comunidade já está sentindo e agora será a inauguração, casado com o marco importante que vira feriado nacional no dia da Consciência Negra. Parabéns à todos e todas. A gente, então, entrega à comunidade aquilo que ela realmente reivindica e precisa.”

Sobre o Evento

O evento tem como objetivo destacar a importância da memória e da identidade negra, valorizando as expressões culturais que compõem a história e a luta antirracista. A inauguração da Unidade Acadêmica dos Palmares, com a entrega definitiva de sua obra de urbanização, simboliza um novo capítulo para a Unilab, ampliando o acesso à educação e à cultura na região do Maciço de Baturité.

Cabe destacar que a obra de urbanização da Unidade Acadêmica dos Palmares teve como objetivos garantir a acessibilidade aos diversos edifícios existentes, realizar a separação dos fluxos de veículos e pedestres e garantir as necessidades básicas (de segurança e conforto) para a comunidade universitária, através da execução dos serviços de sistema de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimento intertravado, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, iluminação de áreas externas, paisagismo e criação de nova guarita, edícula de lixo, estacionamentos, praça central e bicicletário.

Com uma programação que envolve música, arte e reflexão, o evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e a população local se unirem em uma celebração de pertencimento e resistência. A Mostra de Bandas Universitárias será um momento de destaque, onde jovens talentos universitários poderão apresentar suas criações musicais, fortalecendo os laços culturais da região. As bandas que participarão incluem: Sebastian & Ageuh Soma, Silva Mc e Valente Mc, Grupo Tabonga Moz, Osvaldo Sky, o Grupo Vozes d’África e Utopia Marginal.

A parceria com o Festival NOIA e a participação do grupo Casa Caiada da UFC reforçam a diversidade e a riqueza cultural do evento, proporcionando um espaço para diferentes manifestações artísticas.

A Unilab, como promotora desse grande encontro, reafirma seu papel na promoção da educação inclusiva e do fortalecimento das culturas locais e regionais.

Categorias