Frances Cress Welsing e a Supremacia Branca é tema de roda de conversa on-line dia 14/02, às 19h, no canal do YouTube do Grupeafro
No dia 14 de fevereiro, às 19h, o Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (Grupeafro) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) transmite, no seu canal do YouTube, a roda de conversa intitulada Frances Cress Welsing e a Supremacia Branca.
Participam do evento a pesquisadora Anin Urasse, o professor Gabriel Swahili (UFBA) e, como mediador, o docente Ricardo Matheus Benedicto, do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab-Malês e coordenador do Grupeafro.
Segundo contextualiza o professor Ricardo Benedicto, Frances Cress Welsing (1935-2016) foi uma psiquiatra afro-estadunidense que criou a Teoria da confrontação da Cor e Racismo (supremacia branca) – tema que estará em debate durante o evento, que é aberto a todos as pessoas interessadas na temática e não terá certificação.
Biografia dos participantes
Anin Urasse é fonoaudióloga, atuante no SUS há 16 anos, pesquisadora afrocêntrica e uma das organizadoras da Conferência Internacional do Dia da Mulher Africana. Gabriel Swahili é professor da Faculdade de Educação da UFBA e membro da Afrocentricidade Internacional.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Roda de conversa online aborda tema “Ensino de Português em São Tomé e Príncipe”, dia 12/12, às 15h
- I Congresso de Educação Afrocentrada acontece nos dias 5 a 9 de maio de 2025, no campus dos Malês/Unilab, Uneb e de forma remota
- Ciclo de debates online “Conhecimento, Cultura Islâmica e Religiosidade” ocorre dia 8/11, às 14h30; inscrições abertas
- Roda de conversa online intitulada “Educação Afrocêntrica ou Antirracista?” ocorre dia 21/10, às 19h
- No dia 24/10, às 14h, no auditório do campus dos Malês, acontece roda de conversa “Mulheres africanas, sistema de saúde e tecnologias ancestrais de autocuidado”