A reconfiguração do poder global e os desafios da democracia no cenário internacional são tema de debate nesta sexta-feira (4)
O Projeto de Extensão Observatório das Relações Internacionais, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar e o PET em Humanidades e Letras realizam, nesta sexta-feira (4), o debate A reconfiguração do poder global e os desafios da democracia no cenário internacional. Será às 14 horas, na Unidade Acadêmica dos Palmares II, sala 215.
Durante a pandemia de Covid-19, que mobilizou o mundo no sentido de salvar vidas, chegou-se a pensar que um novo paradigma de relações internacionais estava em construção. As organizações multilaterais despontavam como principais protagonistas na orientação da construção de um novo mundo pós-pandemia, principalmente em termos de elaborar um novo arcabouço democrático centrado nos direitos dos povos e das minorias.
No entanto, a utopia durou pouco. A guerra da Ucrânia, o conflito na Faixa de Gaza envolvendo o Hamas e Israel, bem como o Líbano, o Irã e o Iêmen, fizeram com que retornássemos ao mundo de Tucídides, isto é, a realidade da natureza humana afeita ao poder e a dominação. No campo da democracia, assistimos a emergência de partidos de extrema-direita na Europa e América Latina. Regimes autoritários brotam novamente na África, Europa e na Ásia, como no caso da Turquia. O novo presidente dos Estados Unidos se arroga o “dono do mundo”, apoiado incondicionalmente pelas Bigs Techs. Assim, o debate buscará analisar quais são os cenários possíveis que despontam no horizonte do cenário internacional com essa nova (des)ordem mundial no Planeta Terra.
O Projeto de Extensão Observatório das Relações Internacionais, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar tem a coordenação de Sebastião Alves, docente do curso de Sociologia da Unilab.