Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Campus dos Malês da Unilab completa 11 anos nesta segunda-feira (12/05)

Data de publicação  12/05/2025, 08:09
Postagem Atualizada há 7 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

O campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – localizado em São Francisco do Conde (BA) – completa nesta segunda-feira (12/05) 11 anos de existência, com uma trajetória de conquistas, resistências, desafios e celebrações. Desde 2014, quando iniciaram-se as atividades acadêmicas, 1169 estudantes distribuídos em seis cursos de graduação presenciais e 111 discentes de cursos de Educação à Distância formaram-se no campus baiano.

Ao longo dos 11 anos, foram desenvolvidas cerca de 300 pesquisas pelo Instituto de Humanidades e Letras do Malês (IHLM) e, de acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura, foram realizados 310 projetos, programas, cursos e eventos no campo da Extensão, sendo 18 deles ainda vigentes em 2025.

Neste início de novo ciclo, representantes da comunidade acadêmica e da gestão da Unilab lembram da importância, dos impactos e dos marcos do campus dos Malês, e, também, celebram a existência desse espaço, que recebe estudantes brasileiros, dos Palops – Países africanos de língua oficial portuguesa – e Timor-Leste, no Recôncavo Baiano.

Estudante Josefa Lopes
“O campus dos Malês da Unilab, na Bahia, é um espaço de resistência, inclusão e valorização da diversidade afro-brasileira e africana. Estudar aqui me fez enxergar a educação como ferramenta de transformação social, conectando saberes do Brasil e do continente africano. A convivência com estudantes de diferentes países enriqueceu minha visão de mundo e fortaleceu minha identidade. Os debates, os projetos e as ações afirmativas promovem uma formação crítica e comprometida com a justiça social. Minha experiência foi única e me ensinou que a universidade pode e deve ser um espaço de luta, afeto e construção coletiva. Viva Malês!”

Professora Zelinda Barros
“Em 2025, celebramos os 11 anos do Campus dos Malês, um território de produção de conhecimentos que se expressam em práticas de (re)existência epistêmica e em relações marcadas pelo afeto. Ao longo dessa trajetória, concretizamos sonhos e abrimos caminhos para muitos que, historicamente, foram privados do direito à Educação. Para mim, enquanto docente quilombola, um dos marcos mais significativos dessa história é a criação do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola – uma conquista do movimento quilombola que reafirma o compromisso da UNILAB com a justiça cognitiva e com a valorização da nossa diversidade. Nosso campus, enraizado em solo fértil de memórias das lutas quilombolas, pulsa vida e transformação, irradiando seus efeitos para toda a região do Recôncavo Baiano e para o Brasil. Cada estudante formada/o, cada pesquisa desenvolvida e cada ação de extensão realizada representa uma semente de futuro plantada com esperança e coragem. Parabéns, Campus dos Malês, por ser farol de esperança, (re)existência e educação libertadora! Seguimos em marcha, com o coração fortalecido pela ancestralidade e com força para a luta!”

Técnico-administrativo em Educação Dilson Gonçalves
“Desde o início, o Campus dos Malês se destacou por sua vocação para a integração e a diversidade, através de um ambiente de aprendizado e troca cultural riquíssimo. Considero essa multiculturalidade, sem dúvida, o maior trunfo da Unilab. Ao longo desses 11 anos, o campus conseguiu evoluir, apesar dos percalços. Vimos a expansão de cursos, a consolidação de projetos de pesquisa e extensão relevantes para a comunidade local e para os países parceiros, e o fortalecimento de laços com outras instituições. A dedicação dos docentes, técnicos-administrativos e estudantes tem sido fundamental para superar os desafios inerentes à construção de uma universidade com as características únicas da Unilab. Acreditamos firmemente no potencial transformador da Unilab e no seu papel crucial na promoção da integração Sul-Sul, no fortalecimento dos laços históricos e culturais entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa, e no potencial dos nossos egressos, comprometidos com a justiça social e o desenvolvimento sustentável. Tenho orgulho de fazer parte desta história e sigo acreditando no potencial transformador da Unilab. Vida longa à Unilab!”

Diretora Mírian Reis
“O Campus dos Malês completa 11 anos como espaço de aquilombamento em defesa do ensino superior gratuito, de excelência, interiorizado e internacional e vem se consolidando, ano após ano, como referência em formação antirracista e afrocentrada. Atravessamos, desde nossa implantação, os desafios de uma conjuntura política difícil em vários aspectos. Neste cenário de dificuldades, buscamos parceria com outras universidades, sindicatos, movimentos sociais, parlamentares e órgãos de governo no nosso Estado para garantir que desenvolvêssemos aqui mais de 300 projetos de pesquisae extensão ao longo do tempo, sempre na perspectiva da cooperação solidária Sul-Sul, além do ensino de excelência atestada pelas avaliações do MEC – nossos cursos têm notas 4 e 5. Sou professora de Teoria da Literatura nesta casa desde 2015 e possoa firmar que a experiência de conviver em minhas aulas e projetos com estudantes e colegas de várias nacionalidades me permitiram exercitar aquilo que Paulo Freire chamou de dodiscência – sou uma docente que aprende enquanto ensina, e como tenho aprendido!

Aprendi, na direção deste campus, o sentido de comunidade que tem brio e defende seu lugar político. Não negociamos o lugar político de unidade que sabe suas origens e compromissos éticos e assim atravessamos as conjunturas mais difíceis, com esperança na justiça que nos chegou em 2023 com a retomada de nossa obra, com a retomada dos processos de implantação dos cursos de Medicina e Administração Pública, pactuados com o MEC desde 2014, com a abertura da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e com a aprovação do Mestrado Profissional em Gestão Pública e Governança. A nossa atuação coletiva inseriu a UNILAB no rol de universidades baianas com reconhecimento e respeito. Ocupamos espaços de representação. Ocupamos nosso quilombo e resistimos. Sonhamos e planejamos nosso futuro. Cada dia desses 11 anos foi transformador de vidas. Temos sonhos e planos e seguiremos honrando o legado malê na força da nossa comunidade!”

Reitor Roque Albuquerque
“Nestes 11 anos de existência, o Campus dos Malês tem desempenhado um papel fundamental na consolidação do “projeto UNILAB”. Malês simboliza a interiorização do ensino superior público, reafirmando o compromisso da nossa universidade com o desenvolvimento regional, a inclusão e a internacionalização. Como reitor, tenho a honra de acompanhar de perto a trajetória dos Malês desde 2020, ou seja, em quase metade da sua história. Ao longo desses anos, foi possível avançar em diversas frentes, mesmo diante dos desafios que se impõem à educação pública no Brasil. Agora, com a nova gestão que foi recentemente eleita e que contará com uma vice-reitora dos Malês, daremos um passo importante rumo à ampliação da participação do campus nas decisões estratégicas da universidade. Isso é, sem dúvida, um marco: os Malês estarão cada vez mais integrados às decisões macro da UNILAB, com voz ativa na construção dos nossos caminhos futuros.

Como baiano, é uma grande satisfação ver esse campus se consolidando e contribuindo de forma concreta para a missão da UNILAB. As atividades acadêmicas, os projetos de extensão e a diversidade presente no dia a dia dos Malês mostram a importância do campus para a universidade. É um espaço que fortalece o projeto da UNILAB e reforça o nosso compromisso com a interiorização e a inclusão. Parabéns ao Campus dos Malês por sua história e sua contribuição para um projeto de universidade verdadeiramente transformador!”

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO