Abertas inscrições para professor formador I e II e formador convidado na Licenciatura Quilombola
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) lançou o edital n. 14/2025, em que seleciona bolsistas para professor formador I, professor formador II e formador convidado, com atuação no semestre de 2025.2, no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.
As inscrições ocorrem de 4 a 24 de junho, neste formulário. Veja no edital a documentação exigida.
O candidato poderá se inscrever para concorrer apenas em um dos grupos de inscrição:
– Grupo 1 – Professor formador I – Docente da Unilab que atenda ao perfil correspondente definido no Edital Capes nº 23/2023.
– Grupo 2 – Professor formador I e II – Docente que atenda aos perfis correspondentes definidos no Edital Capes nº 23/2023, preferencialmente quilombola.
– Grupo 3 – Formador convidado – Mestre(a) de Saberes Quilombola e/ou Liderança Quilombola.
A seleção de Professor Formador I e II constará de análise de currículo, conforme pontuação estabelecida na Ficha de Avaliação do(a) candidato(a). Para Formador Convidado (Mestre de Saberes, Liderança), o processo seletivo será constituído da análise da comprovação de experiência requerida ao perfil.
As bolsas serão pagas pela Capes diretamente ao bolsista, nos seguintes valores:
a) Professor Formador I – R$ 1.850,00 a cada 15h de componente curricular ministrado a cada grupo de até 40 alunos, limitando-se a seis mensalidades por componente curricular.
b) Professor Formador II – R$ 1.550,00 a cada 15h de componente curricular ministrado a cada grupo de até 40 alunos, limitando-se a seis mensalidades por componente curricular.
c) Formador Convidado – R$ 1.550,00 a cada 15h de componente curricular ministrado a cada grupo de até 40 alunos, limitando-se a seis mensalidades por componente curricular.
Recursos ao resultado poderão ser impetrados nas datas constantes do Cronograma (anexo I do edital), pelo e-mail parfor@unilab.edu.br.
Será destinado um mínimo de 50% das vagas para formadoras(es) quilombolas que atendam aos requisitos do Parfor Equidade Edital Capes nº 23/2023, para as funções de Professor Formador I e Professor Formador II. O Edital conta com 100% das vagas destinadas para Formadores Convidados Quilombolas (Mestre de Saberes e Lideranças).
Para as funções de Formador I e Formador II, será dada prioridade a quilombolas que também atendam aos requisitos do Edital Capes nº 23/2023; 100% das vagas destinadas a Formadores Convidados são para quilombolas (Mestres de Saberes, Lideranças) que também atendam aos requisitos do Edital Capes nº 23/2023.
Para a função de Professor Formador I, as vagas serão destinadas a docentes efetivos da Unilab, seguidos dos professores substitutos da Unilab. Para a função Professor Formador II, as vagas serão destinadas aos professores selecionados que façam ou não parte do quadro de docentes da Unilab, mas que atendam aos requisitos do Parfor Equidade Edital nº 23/2023, com atuação comprovada nas disciplinas de interesse.
A aprovação no processo seletivo não garante o início das atividades na data da convocação pela Coordenação, de acordo com as necessidades do curso. O edital tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, a contar da data de divulgação do resultado final.
O candidato deve acompanhar as etapas e comunicados da Comissão de Seleção, publicados na página do Parfor Equidade e na página da Prograd, no portal da Unilab.
Sobre a licenciatura
O curso de Licenciatura Educação Escolar Quilombola – 1ª Licenciatura é ofertado no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade e tem como objetivo formar profissionais para o exercício docente em escolas de comunidades quilombolas ou que atendem quilombolas em São Francisco do Conde (BA). A licenciatura tem tempo de duração de oito semestres, com tempo de integralização de quatro a cinco anos.
A licenciatura será presencial e terá funcionamento semestral por meio da Pedagogia da Alternância (Tempo Universidade/TU + Tempo Comunidade/TC), em tempo integral (matutino e vespertino).