Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
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Unilab promove aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnicos-Raciais: afrobrasilidades e africanidades na educação básica

Data de publicação  12/06/2025, 16:03
Postagem Atualizada há 4 dias
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Em 31 de maio, foi realizada a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnicos-Raciais: Afrobrasilidades e Africanidades na Educação Básica (ERER) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ocorrida no Recanto das Orquídeas Eventos, localizada à Caminho Vinte e Quatro, 366 – Jardim Limoeiro, Camaçari/Bahia.

A Aula Inaugural contou com a presença de todas as secretarias municipais de educação envolvidas do Estado do Bahia, representados pelo secretário municipal e vereador de Camaçari/BA, Márcio Neves, da representante da Secretaria da Educação da Bahia,  Carla Nogueira, a secretária da Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães e representantes da Sociedade Civil.

A equipe de coordenação do Curso na Unilab/IHL, Alexandre Cohn, Carine Gurunga e Eduardo Santos, apresentou o programa do curso e falou sobre os desafios e do compromisso de construir uma educação antirracista para nosso Estado. A vice-reitora da Unilab, professora Eliane Gonçalves (reitora em exercício) ressaltou a importância da universidade, com unidades na Bahia e no Ceará, destacou que “reconhecemos nossa Universidade, como parte um projeto de reparação histórica, que busca efetivar a construção de uma sociedade antirracista, mais equânime e comprometida com a qualidade social da Educação Pública brasileira em todos os níveis“. Ressaltou ainda que, a Unilab, e especialmente o Instituto de Humanidades e Letras (IHL), está imensamente satisfeita com esta parceria junto às secretarias de Educação. “Estou muito grata pela oportunidade de implementar as políticas no campo da ERER, lembrando que a DIPERQ/MEC é essencial para que possamos consolidar a temática em âmbito nacional“, finalizou a vice-reitora da Unilab, Eliana Gonçalves. 

As palestras dos docentes da Unilab: Maria Cláudia Cardoso Ferreira e Basilele Malomalo (vice-coordenador do curso de licenciatura em Ciências Sociais), trataram de afrobrasilidades e africanidades no currículo da Educação básica, apontando a importância de educar para as relações étnico-raciais em todo o ano escolar.

No contexto cultural, o grupo musical Siri Catado – composto majoritariamente por músicos afrobrasileiros da cena soteropolitana – trouxe em sua apresentação e palestra Afro-Musical, nomes ilustres da musicalidade afrobrasileira, como Pixinguinha e, compositores sambistas baianos negros, mostrando um pouco da dinâmica teórica e prática que curso irá desenvolver.

Sobre o curso

O projeto do curso ERER é financiado pela Diretoria de Políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Diperq), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do Campus dos Malês da Unilab.

O ERER alcançará mais de mil docentes de redes Municipais e Estadual, em cidades do entorno da Unilab, IHL – Campus Malês, especificamente, Camaçari, Catu, Feira de Santana, Irará, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador e São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano. 

A ideia do curso surgiu em 2024, quando a então diretora do IHL, professora Eliane Gonçalves, e da vice-diretora, Carla Verônica Almeida, em diálogo institucional com a DIPERQ, junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, à época sob direção da professora Wilma Coelho, e coordenação das professoras – Valquiria Silva e Giane Vargas, vislumbraram o projeto de formação. Depois de todos os trâmites institucionais e legais, presenciou-se o início da implementação com um evento sediado no município de Camaçari/BA.

Outras informações sobre o curso ERER na página do Campus dos Malês/Unilab/BA ou no perfil do Instagram (@erer_unilab).

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