Colação de Grau 2024.2: do desafio da pandemia à conquista da graduação na Unilab
Na noite de quinta-feira (26), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), representada pela decana do Conselho Universitário, Emília Soares Chaves Rouberte, conduziu a solenidade de Colação de Grau (semestre 2024.2), realizada no pátio do Campus das Auroras, em Redenção/CE.
No total, foram graduados 200 discentes dos cursos superiores de: Administração Pública (29), Agronomia (17), Antropologia (5), Ciências Biológicas (7), Enfermagem (20), Engenharia da Computação (2), Engenharia de Energias (7), Farmácia (20), Física (4), História (15), Humanidades (25), Letras – Língua Inglesa (8), Letras – Língua Portuguesa (11), Matemática (5), Pedagogia (17), Química (5) e Sociologia (3).
Tchuda Bidenguilté – (Guiné-Bissau) e Levi Leite, docente do IEDS e coordenador do curso de Física Formandos e Larissa Deadame (docente do ICS)
Pela primeira vez, a solenidade de graduação é realizada por um membro fora da reitoria. Emília Rouberte é docente do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e decana do Conselho Universitário da Unilab. Além dela, compuseram a mesa de solenidade: Thiago Araújo, pró-reitor de Graduação (Prograd); Alexandre Lima, coordenador do bacharelado em Administração Pública; Ciro Pinto, coordenador do bacharelado em Agronomia; Priscila Mendes Reis, coordenadora em exercício do bacharelado em Enfermagem; Janaína Almada, coordenadora do bacharelado em Engenharia de Energias; Yara Oliveira, vice-coordenadora do bacharelado em Farmácia; Levi Leite, coordenador da licenciatura em Física; Sérgio Barreira, coordenador da licenciatura em História; Leandro Lopes, coordenador do bacharelado em Humanidades; João Teixeira, coordenador da licenciatura em Letras – Língua Inglesa; Meire Gondim, coordenadora em exercício da licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Marcelo Amaral, coordenador da Licenciatura em Matemática; Evaldo Oliveira, coordenador da licenciatura em Pedagogia; Elcimar Martins, representando a coordenação da Licenciatura em Química e Joana Rower, coordenadora da licenciatura em Sociologia.

Além das autoridades, estiveram presente à solenidade os demais docentes, servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs), terceirizados, colaboradores, além dos discentes da Unilab, parentes e convidados.
Entre os representantes administrativos da Unilab, compareceram: Lucas Luz, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Lucas Mont’Alverne, pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi); Cláudia Carioca, pró-reitora de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), Ricardo Ossagô, pró-reitor de Extensão, Arte e Cultura (Proex); Suzana Blum, vice-diretora no exercício da diretoria do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); Tiago Cunha, diretor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL); Maria Cristiane Souza, diretora do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), Juliana Celestino, diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e Daniel Freire, vice-diretor do ICS; João Felipe Nascimento, chefe de Gabinete da Reitoria, Fábio Paulino de Oliveira, chefe da Secretaria de Registro Acadêmico, Arquivo e Gestão da Informação (Secragi/Proadi), Emmanuel Nogueira, coordenador da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom).
Emília Rouberte, diretora do Campus do Baturité/CE, em exercício da Reitoria.
Após abertos os trabalhos pela representante em exercício da reitoria e execução dos hinos nacionais, foi realizado o juramento dos formandos e, logo após, os oradores de turmas efetuaram seus discursos. Em destaque, os relatos emocionados do quão difícil foi o período da Pandemia aos novos alunos, há época. Como expressado pela discente Vanessa Zavala, representando os cursos do IEDS, que: “Ao longo desses anos de jornada, vivemos tempos que marcaram nossa geração. Enfrentamos os desafios da pandemia, adaptando-nos a uma nova realidade de telas, distâncias e incertezas. As salas de aula se transformaram em cantos improvisados de casa, o silêncio substituiu os corredores movimentados, e a força da coletividade se revelou, mesmo à distância“. Como também, a discente Débora Cristina Ribeiro Nunes, oradora das turmas do IDR, fez um desabafo: “Vivemos uma pandemia que nos arrancou da sala de aula, nos afastou dos colegas, do convívio que dá sentido à vida universitária. Assistimos às aulas por telas pequenas, com conexões instáveis e mentes muitas vezes sobrecarregadas“. E, por fim, a discente Maira Duarte Abreu, representando dos cursos do ICEN, descreveu que: “Aprendemos a fazer ciência à distância. A enfrentar cálculos complexos e experimentos teóricos sem laboratório. A seguir em frente mesmo diante da incerteza, da ansiedade, da saudade — e, em muitos casos, da dor. Mas seguimos. E hoje estamos aqui“.
Misael Bessa Sales – juramentista, formando do curso de Engenharia da Computação (IEDS)
Diante da necessidade do afastamento por motivo de saúde do reitor da Unilab, Roque Albuquerque e do período de férias da vice-reitora, Eliane Gonçalves, a decana do Conselho Universitário e atual diretora do Campus de Baturité/CE, Emília Rouberte, conduziu a solenidade da jovem universidade e trouxe em seu discurso a responsabilidade da promoção de ensino de qualidade, enfrentando desafios e buscando soluções integradas. Na questão de grande desafio, Emília destacou que: “nestes últimos anos, enfrentamos a pandemia, ensaiamos modelos híbridos de ensino, adaptamos laboratórios e, mesmo sob fortes restrições orçamentárias, mantivemos viva a triade – ensino, pesquisa e extensão”.
Quanto a emoção de participar da cerimônia, a diretora do campus do Baturité esclareceu que: “A Colação de Grau é sempre uma ocasião especial e emocionante. Especialmente, para mim, que completei 15 anos como servidora da Unilab, em 24 de junho, foi ainda mais significativo. Tive a honra de estar presidindo a cerimônia por ser a decana do Conselho Universitário e estar no exercício da Reitoria. Foi um momento inesquecível, por ver de um outro ângulo todos os alunos e alunas, e suas famílias, que acreditaram e confiaram no nosso Projeto. Continuamos firmes para oferecer um ensino de qualidade“.
Outorga dos formandos da turma 2024.2 da Unilab (Priscila, Emília, Thiago Araújo (Prograd) e Alexandre Lima)
Nesta edição de Colação de Grau da Unilab (semestre 2024.2), em sua maioria, foram graduados os alunos que iniciaram seus cursos no período de 2020 (1 e 2), assim esclarecido pelo pró-reitor da Prograd, Thiago Araújo: “A Colação de Grau sempre é um momento de muita alegria. Este ano temos a vitória dos alunos que ingressaram no período da pandemia. Boa parte dos que estão colando grau são os sobreviventes deste episódio de crise global. Nossa expectativa sempre será em termos mais formandos, mas também, celebramos que, em meio as dificuldades, muitos estão concluindo o seu percurso”. Além dos 200 graduados, o pró-reitor informou que há um quantitativos crescente de alunos com colação de grau especial, devido aprovações em concursos e seleções em programas de pós-graduação. Desta foram, neste semestre, o total de formados ficou em mais de 5.800 alunos. A expectativa da Unilab segue para o período de 2025.2, onde é provável chegar a mais de 6 mil novos profissionais para o mercado de trabalho.
Janaina Almada, docente do IEDS e Lourenço Passos (Angola) Formandos e (ao centro) Ricardo Ossagô, pró-reitor da Propex
Neste crítico período, no campo de ações e interações promovidas pelos institutos e coordenações, a docente e diretora do IEDS, Maria Cristiane Souza trouxe o exemplo realizado pela equipe do IEDS. No caso do IEDS, o entrosamento com os alunos se deu por diferentes canais, como: e-mails e WhatsApp. Além disso, foram ofertadas disciplinas mais humanizadas, para facilitar o desenvolvimento do ensino das ciências exatas. “O aluno era protagonista da própria formação das disciplinas que eram ofertadas“, destacou Maria Cristiane.
Para a docente do IEDS, a Unilab teve um grande aprendizado, com maior envolvimento e integração mútua entre os institutos e coordenações. “A Unilab tem um diferencial, todos somos muito próximos. Os órgãos e pessoas trocam suas dificuldades e experiências com mais agilidade. Se tínhamos dificuldade, conversávamos diretamente com diretores de outros institutos e coordenações e compartilhávamos soluções. A Unilab ficou mais próxima na pandemia. Os diferentes conseguiram se comunicar. E, até hoje, este laço permanece. Não existe isto em nenhuma universidade”.

Formandos e seus testemunhos
Loide Sebastião, angolana, formanda em Administração Pública, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), angolana, sendo a primeira filha a se formar, pretende concorrer a uma vaga de mestrado em Políticas Culturais. Seu início foi em 2020, após processo de seleção, foi declarada a pandemia, ficando ainda em seu país de origem por dois anos. Assistiu aulas via tela de celular, com inoperância de conexão via internet e a superação com novo ensino a distância. “Desde o início tivemos suporte da Unilab. Sempre! Além da compreensão dos professores, de entender àqueles que não conseguiam acessar as aulas on-line, de não terem internet, ou computadores. Após dois anos, pós-pandemia, cheguei ao Brasil e ao longo do tempo, foi me adaptando pouco a pouco. O curso de Adm. Pública foi bastante gratificante para mim, porque pude entender melhor como o Estado gere os recursos para proporcionar satisfação as inúmeras necessidades que a população tem”, explicou Loide.
Loide Sebastião – Bacharelado em Administração Pública (Angola) Misael Sales – Bacharelado em Engenharia da Computação e seus pais Tchuda Bidenguilté – Licenciatura em Física (Guiné-Bissau) Jaqueline Medeiros – Bacharelado em Administração Pública & Fábio da Silva – Licenciatura Letras – Língua Portuguesa Lucas Luz, docente IDR e pró-reitor da Proplan e Vitória Oliveira – Bacharelado em Agronomia
Um destaque de reconhecimento da casa, deu-se pela graduação do casal de colaboradores da Unilab: Jaqueline Medeiros – Bacharelado em Administração Pública – encarregada da turma da limpeza da Unidade Acadêmica dos Palmares e Fábio da Silva – Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – assistente de apoio à gestão da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP). Com muita dificuldade e, por fim, superação, iniciaram os estudos em 2015.1. “A Unilab proporcionou muita aprendizagem, além de muita interação com os internacionais. Foram muitas lutas. Mas, temos que dizer que vencemos! Por ser um curso noturno, trabalhar o dia inteiro e estudar a noite, não é fácil. Estou muito orgulhoso de mim, de nós”, declarou emocionado.
Já saindo da universidade trabalhando, Vitória Oliveira foi egressa do estágio coordenado em parceria da Unilab, a nova funcionária da Secretaria Municipal de Agricultura de Palmácia, na região do Maciço de Baturité/CE, formou-se Agrônoma. “Estudar na Unilab foi um prazer. Mesmo tendo entrado no período da pandemia, eles nos deram muito suporte, principalmente os professores que foram muito compreensivos”. No campo de atuação, Vitório explicou que executa o foco que o curso da Unilab promove, junto à Agricultura Familiar, fornecendo os serviços de: diagnóstico rural participativo, entrevista, análise de dados, além de apoio técnico aos agricultores.
Como exemplo de conquistas internacionais, o egresso do curso de Física, Tchuda Bidenguilté – Licenciatura em Física (Guiné-Bissau), participou do projeto Unilab Student Chapter – capítulo estudantil da Unilab, vinculado à instituição americana The Optical Society (OSA), coordenado pelo docente do IEDS, Sabi Bandiri. “Não é fácil fazer curso de Física em qualquer parte do mundo. Tem que ter certeza do que quer fazer. Muitos desistem! Fiquei sozinho. Não sou daquelas pessoas que desiste fácil. Se eu não fizesse Física, não tinha ganho a oportunidade que a Unilab me concedeu”, relatou emocionado o guineense, agora Físico.