Unilab: 15 anos integrando territórios!

Integrar é produzir movimento, juntar as pontas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, atravessar o Maciço de Baturité e chegar no Recôncavo baiano.
Integrar é construir pontes entre os interiores e as capitais, conectando o continente à diáspora, comunicando saberes e ciências ancestrais. Sem deixar de ser interiorana, ser cada vez mais internacional, ser indígena e quilombola, lusófona e poliglota.
É assim que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, nossa Unilab, completa 15 anos integrando territórios. Nesta jornada ainda inicial, somos mais de 5 mil estudantes de graduação e mais 500 de pós-graduação. Outros seis mil já atravessaram nossa história e foram por nós atravessados. Somos ainda 827 pessoas trabalhando para que travessias ocorram – 424 docentes, 358 técnico-administrativos em Educação e terceirizados, além de 45 estagiários.
Muita gente com garra e vontade se movimenta para que a jovem Unilab, sonhadora e ambiciosa – por que não? – atinja seus desejos mais profundos, que dialogam com a nossa missão: ampliar a atuação nos territórios onde estamos, facilitando o acesso das pessoas aos nossos serviços e contribuindo para o desenvolvimento regional; ofertar mais cursos, inclusive EaD, priorizando interesses locais e das populações dos países da CPLP; fortalecer ainda mais as políticas afirmativas raciais e de atendimento às minorias; consolidar a infraestrutura física dos campi, e muitas outras metas audaciosas.
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Unilab: 15 anos integrando territórios!