Docente e discentes da Unilab participam do IX Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas, em Ituberá (BA)
O Coletivo das Mulheres Africanas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos Malês, esteve representada no IX Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ), realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2025, no município de Ituberá, no estado da Bahia. A participação do Coletivo de Mulheres Africanas da Unilab, contou com a presença da Profa. Rutte Tavares Cardoso, de Cabo Verde, e das estudantes Andreia dos Santos Baticam, Curso de Letras – Língua Portuguesa, Guiné-Bissau, Larissa Major Viegas, Curso de Relações Internacionais, São Tomé e Príncipe, e Vilma da Graça Veríssimo, Curso de Humanidades, Moçambique.
Durante três dias, o evento reuniu mulheres e meninas negras de diferentes territórios urbanos e quilombolas do Brasil e dos países africanos, incluindo participantes da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e Angola. A programação incluiu rodas de conversa, vivências, marchas, atividades culturais e painéis temáticos, promovendo o empoderamento político, o autocuidado coletivo e o reconhecimento das lutas históricas.

Um dos destaques do evento foi a Marcha das Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas de Ituberá, que uniu vozes por justiça social, dignidade, reparação histórica e pelo direito ao Bem Viver. A marcha também homenageou as que vieram antes, as que lutam no presente dentro de uma agenda política de continuidade.
O IX EIMNUQ integrou a programação do Julho das Pretas e teve participação de importantes lideranças, como: Lígia Margarida, presidente da SPD; Adelaide Santos, quilombola, pedagoga e militante do movimento negro, integrante do Conselho de Igualdade Racial de Ituberá e do Coletivo Soul Negra; Pedrina do Rosário, estudante egressa do curso de Relações Internacionais da Unilab, quilombola, ativista e coordenadora de atividades realizadas no Quilombo de Jatimano, localizado no município de Nilo Peçanha (BA); e a presença marcante da Deputada Estadual Eliete Paraguassu, primeira mulher quilombola marisqueira pescadora da Ilha de Maré, eleita para a Assembleia Legislativa da Bahia (2025-2028).

O encontro contou com a parceria de diversas organizações, entre elas a Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), Instituto Renascer Mulher, Rota dos Quilombos e a Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul da Bahia. A participação de docentes e discentes da Unilab no EIMNUQ reafirma o compromisso institucional com a promoção da justiça racial, equidade de gênero e fortalecimento de identidades afro-diaspóricas, em consonância com os princípios da integração solidária entre Brasil e os países de Língua Portuguesa.
O EIMNUQ é organizado anualmente pela Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), a organização civil negra mais antiga do Brasil, fundada em 1838. Este ano, o encontro teve como tema: “Articulando Empoderamento Político e Autocuidado por Reparação e Bem Viver”, e firmou-se como um espaço de trocas ancestrais, fortalecimento de redes e articulação de estratégias no âmbito da luta antirracista e do feminismo negro.

