Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab recebe pesquisadores da Uece para evento que apresentará as evidências sobre o uso de Canabidiol no TEA, dia 21

Data de publicação  12/08/2025, 08:47
Postagem Atualizada há 4 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do projeto de extensão Forbio, recebe no dia 21 de agosto o III Seminário sobre o uso de Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizado por pesquisadores da Uece. O Seminário, que tem como tema “Inovações Terapêuticas e Evidências Científicas”, acontecerá no auditório da Unilab, no Campus das Auroras, das 8h às 12h. O evento tem como objetivo promover a disseminação de informações científicas e acessíveis sobre o uso do Canabidiol (CBD) no TEA, assim como fortalecer o diálogo entre universidade e sociedade, promovendo o enfrentamento da desinformação sobre o tema.

Inscrições
As inscrições – gratuitas e abertas ao público – estão abertas até 15 de agosto e devem ser feitas pela internet.  Os participantes terão direito a certificação. Serão disponibilizadas, no total, 100 vagas. Para garantir sua participação no Seminário, caso esteja com dificuldades de se inscrever pelo sistema SIG, siga o passo a passo abaixo:

1- Acesse o Formulário de Inscrição neste link disponível.

2- Preencha todos os campos obrigatórios. Informe corretamente seus dados pessoais solicitados no formulário.

3- Envie sua inscrição – Após preencher, clique em “Enviar” para confirmar sua participação.

Evento
O Seminário é oferecido para a comunidade acadêmica da Unilab, bem como para familiares de pessoas autistas e profissionais da Saúde de Redenção, sendo ele uma das etapas de divulgação da pesquisa “Evidências para o cuidado em saúde de qualidade: revisão sistemática com metanálise sobre o Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista”, selecionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para financiamento por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS); e conta com a organização do Projeto de Extensão Conexão TEA e Cannabis Medicinal, do Projeto de Extensão UniTEA, do Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia (Genit) e do Laboratório de Neurociência e Inovação Translacional (Lanit), da Uece.

Para a realização do Seminário em Redenção, a Uece conta com a parceria do projeto de extensão Forbio, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab) e com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/Unilab).

Programação
O evento abordará temas como o sistema endocanabinoide, evidências pré-clínicas e clínicas, estudos observacionais e relatos de experiências reais de pacientes e familiares. Trata-se de uma ação com impacto científico, social e educativo, vinculada a projetos de ensino, pesquisa e extensão. O Seminário constará de seis minipalestras e de momento para perguntas da plateia.

> Confira aqui a programação completa do evento.

Palestrantes
1- Panorama Atual sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Palestrante: Profa. Maria Helena da Silva Pitombeira.
2- Sistema Endocanabinoide e Cannabis Medicinal: Fundamentos e Perspectivas –Palestrante: Prof. Dr. Gislei Frota Aragão
3- Estudos Pré-Clínicos com Canabidiol em Modelos Animais de TEA – Palestrante: Profa. Iara Késsila Milhome Vasconcelos4- Evidências Observacionais sobre o Uso da Cannabis Medicinal no TEA – Palestrante: Prof. Renê Felipe de Freitas
5- Estudos Clínicos com Cannabis Medicinal no Tratamento do TEA – Palestrante: Profa. Ma. Madna Costa Freitas
6- Estudo Transversal sobre Cannabis Medicinal no TEA: Resultados e Implicações – Palestrante: Profa. Ma. Quezia Damaris Jones Severino Vasconcelos

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO