Unilab (Campus dos Malês/BA) recebe visita do embaixador da República de Angola
Na última quinta-feira (18), a comunidade do Campus dos Malês, unidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instalado no município de São Francisco do Conde, na Bahia, recebeu a visita do embaixador da República de Angola, Manuel Eduardo Bravo, além da presença de Luandino Carvalho, o Adido Cultural da Embaixada de Angola no Brasil e Diretor da Casa de Angola na Bahia.
Os representantes da Unilab, Eliane Gonçalves, professora e vice-reitora, Carla Verônica, professora e diretora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), além de Pedro Leyva, professor e diretor substituto do IHL, recepcionaram o embaixador.
Após acolhida pela gestão superior, foi promovido um dialogo junto à Comunidade Estudantil Angolana, além da realização da palestra em celebração e homenagem ao dia do Herói Nacional – comemoração nacional angolana, em memória do Doutor Agostinho Neto, datada na data de nascimento de Agostinho Neto, no dia 17/09 – reconhecido como herói da nação angolana e intelectual importante para a Diáspora Africana.
Durante a palestra, o embaixador angolano ressaltou a aliança entre o Brasil e Angola, antiga e frutífera. Destacou também que, nosso país foi o primeiro a reconhecer a Independência da Angola, há 50 anos. A visita também compõe as celebrações da Data Magna.
A professora do IHL/Unilab, Dejanira Rainha foi palestrante do dia, a qual uniu as poesias de Agostinho Neto e Paulo Freire, à suas próprias palavras poéticas. “Um dia para esperançar e criar, criar amor com os olhos secos e replicando Freire e Neto. Salve a Comunidade Angolana no Brasil, na Bahia, na Unilab“, conforme declarou a vice-reitora, Eliane Gonçalves.

Membros da Embaixada de Angola e gestores do Campus dos Malês/BA 
Manuel Eduardo Bravo, embaixador da República de Angola 
Palestra da professora do IHL/Unilab, Dejanira Rainha 
Fotos: Márcio Valverde (servidor TAE, Campus dos Malês/BA)