Unilab dispõe do novo Plano de Integridade Ubuntu (vigência de 2025 a 2030)
Aprovado, no último dia 6 de outubro, o Plano de Integridade Ubuntu da Unilab (vigência de 2025 a 2030), conforme a Portaria Reitoria nº 351/2025.
O Plano de Integridade Ubuntu da Unilab busca operacionalizar o Programa de Integridade, definindo as ações necessárias para alinhar o comportamento dos agentes públicos aos princípios e normas, fortalecer a cultura da integridade e promover a transparência.
A elaboração desta ferramenta institucional é um trabalho articulado entre as diversas instâncias de integridade da Unilab, sob a coordenação da Secretaria de Governança, Integridade e Transparência (SGIT), na condição de Unidade de Gestão da Integridade (UGI).
Conforme informou Giovanni Pacelli Costa, chefe da SGIT, o referido trabalho foi construído com base em diagnóstico técnico, modelos de maturidades da Controladoria Geral da União (CGU), diretrizes estratégicas e aprendizados consolidados ao longo dos últimos anos, por uma equipe que integram a estrutura de integridade da Unilab: Comissão de Ética Pública, Ouvidoria, Corregedoria, Auditoria Interna e Superintendência de Gestão de Pessoas.
Concluindo, Giovanni agradece pelo empenho e de cada uma dessas instâncias que contribuíram diretamente com insumos técnicos, diagnóstico de causas-raiz e metas vinculadas ao seu campo de atuação, alicerçados por seus respectivos modelos de maturidade. Além de destacar o compromisso da secretaria em realizar um monitoramento contínuo, visando garantir a efetiva execução do plano, assim como a prestação de contas das metas, por meio de Relatório de Acompanhamento do Programa de Integridade (RAPI), de periodicidade anual.
Outras informações, a SGIT disponibilizou as metas e responsabilidades de cada instância de integridade na página da SGIT.
