Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto Uniculturas, e seu eixo de moda e desfile Unifashion, realizou a 3° Edição do Top Model Unilab 2025

Data de publicação  17/11/2025, 18:28
Saltar para o conteúdo da postagem
Candidatos/as do Top Model Unilab 2025

No último dia 07 de novembro, no pátio do Campus da Liberdade/CE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração realizou, em parceria com o seu eixo de moda e desfile Unifashion, a gala final da 3° Edição do Top Model Unilab – Integração, diversidade e inclusão. O Uniculturas, composto por dez eixos/grupos temáticos, é coordenado pela docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Profa. Dra. Rosalina Tavares.

O vencedor do Top Model na categoria masculino foi Ivaldino Djú e o título da categoria feminina ficou com Josefa Eckert, ambos estudantes do curso de Bacharelado em Humanidades e oriundos da Guiné-Bissau.

O evento teve como principal objetivo integrar estudantes da Unilab ao universo da moda, descobrir jovens talentos oferecendo-lhes caminhos de conhecimentos nesta área. Além disso, o evento visou incentivar a desconstrução daquilo que se tem como padrão de beleza. A iniciativa buscou também destacar a valorização das culturas de candidatos a Top Model.

Vencedores da terceira edição do Top Model ao lado da repórter da UniTV que registraram o event

O evento foi organizado em duas datas. A gala de apresentação dos candidatos (não eliminatória) aconteceu em setembro, na programação alusiva ao aniversário de oito anos do Projeto Uniculturas e, dia 07 de novembro, foi realizada a gala final, dividida em três apresentações. Na primeira apresentação, os/as candidatos/as desfilaram com a camisa do evento. Na segunda etapa, desfilaram com os trajes típicos de cada país de origem e, por fim, na terceira etapa, desfilaram com vestuário de gala.

Para a coordenadora do Projeto Uniculturas, o Top Model é muito mais do que um desfile, é uma celebração da nossa diversidade, da estética negra, indígena e africana, das identidades que se encontram e se afirmam no cotidiano da universidade, além disso, destaca que esse evento tem uma importância enorme para a Unilab e sua comunidade, porque vai além da moda, ele reafirma o que somos. Mostra que nossos corpos, nossos modos de vestir, nossas expressões culturais e nossa beleza são formas legítimas e potentes de conhecimento, resistência e pertencimento, afirma.

Membros do Grupo Unifashion e comissão organizadora do evento

Projeto Uniculturas

O projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), coordenado pela professora Rosalina Tavares, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, foi criado por discentes de todas as nacionalidades presentes na Unilab, em 2017, como resultado do esforço de reconhecer, valorizar e divulgar a diversidade cultural existente na universidade, a partir de múltiplas expressões artísticas e culturais mobilizadas por sujeitos a partir de seu contexto de origem.

O Top Model é muito mais do que um desfile, é uma celebração da nossa diversidade, da estética negra, indígena e africana, das identidades que se encontram e se afirmam no cotidiano da universidade.

O valor fundamental que anima suas ações é o da integração. O Uniculturas é composto por “grupos temáticos” de danças africanas, ameríndias e afro-brasileiras, de teatro, moda, teatro e poesia, de música e de línguas e audiovisual que se expressam por meio de oficinas, cursos, apresentações e intervenções localizadas em variados espaços, dentro da Unilab e também nas comunidades do entorno, nas escolas que têm parceria com o projeto, em municípios do Maciço de Baturité/CE e Fortaleza e no Estado da Bahia, Campus dos Malês, em São Francisco do Conde.

Silvia Chembezi, candidata moçambicana que ficou em segundo lugar vestida de trajes típicos do seu país de origem.

Grupo de Moda e Desfile Unifashion

Unifashion é um grupo de moda e desfile vinculado ao Projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração, e tem como objetivo realizar atividades na área da moda, promovendo a valorização cultural dos países parceiros da Unilab. Por meio de peças e trajes típicos de cada país, o Unifashion: Moda, Desfile e Arte atua como uma ação de extensão que integra moda e cultura, destacando-se como uma iniciativa que busca tanto a expressão artística quanto a representatividade das diversas culturas presentes na universidade. Criado em 2017, o grupo organiza desfiles de moda, oficinas e workshops que promovem a diversidade cultural por meio da moda, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa. Atualmente, boa parte dos primeiros integrantes seguiram a carreira profissional como modelos.

Para obter mais informações, enviar e-mail para grupouniculturas@gmail.com ou acompanhar as páginas do Uniculturas no Instagram e Facebook.

Categorias