Cursos de Serviço Social e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais recebem reconhecimento do MEC com notas 5 e 4
Dois cursos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) receberam reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) neste mês de novembro: Bacharelado em Serviço Social, com nota 5, e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, com nota 4. As notas vão de 1 a 5 e os valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Durante os últimos dias 12, 13 e 14 a Unilab recebeu as comissões de avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização das visitas de avaliação virtual in loco . A visita virtual in loco às instalações dos cursos é uma das etapas do processo para a obtenção da portaria de reconhecimento dos cursos. É a partir desse reconhecimento que os cursos podem expedir seus diplomas, por exemplo. Os cursos são avaliados em dezenas de indicadores, distribuídos em três dimensões a serem verificadas, que são: organização didático-pedagógica (dimensão 1), corpo docente e tutorial (dimensão 2) e infraestrutura (dimensão 3). Os avaliadores atribuem notas de 1 a 5 a cada um dos indicadores, sendo as notas iguais ou superiores a três consideradas como satisfatórias.
Durante a avaliação são realizadas diversas reuniões entre os atores institucionais envolvidos (coordenação de curso, NDE – Núcleo Docente Estruturante, docentes do curso, Procurador Institucional, Bibliotecários, CPA, Estudantes e Dirigentes Superiores) e a comissão avaliadora, além da análise dos documentos fornecidos pelas coordenações de curso.
Serviço Social obtém nota máxima
O curso de bacharelado em Serviço Social obteve conceito final igual a 5, ou seja, a nota máxima nesse indicador, devendo aguardar a emissão da portaria de reconhecimento pelo MEC.
Criado pela Resolução Consepe Unilab nº 80, de 20 de abril de 2021, e iniciado em 2021, o curso está autorizado a ofertar, anualmente, 80 vagas para ingresso de estudantes, na modalidade presencial, em turno integral e com integralização em 8 semestres. É um dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
No relatório final, a comissão avaliadora destaca a participação ativa da gestão do curso durante todo o processo de avaliação, com mobilização para garantir a presença do corpo docente nas reuniões, assim como a garantia de participação de uma diversidade de discentes que compõem o curso. O documento ressalta ainda o fato de que todos os professores do curso são doutores e as atividades de extensão e pesquisa “aprimoram o processo de ensino-aprendizagem e potencializam que a formação esteja consoante as DCN para o curso, o perfil do egresso e o aperfeiçoamento das competências e habilidades definidas no projeto pedagógico”.
A comissão avaliadora concluiu que o curso “é inovador à medida que busca desvelar a realidade nas dimensões locais, regionais, nacionais e internacionais e fortalecer a formação anticapitalista e antirracista”.
A coordenadora do curso, Nathália Diórgenes, sublinha o sucesso da avaliação, uma vez que foram avaliadas mais de 20 dimensões e em apenas duas o curso não obteve a nota máxima. “A nota representa uma caminhada de muita dedicação (…). É um trabalho de equipe feito com muita seriedade para a gente entregar uma qualidade profissional aos estudantes à altura do projeto ético e político do Serviço Social e da missão da Unilab. Tivemos o desafio de pensar o curso, diretrizes e corpo docente como um Serviço Social que parte do Brasil, mas que também se relaciona com os países parceiros da CPLP”, disse. A professora também agradeceu aos estudantes. “Essa nota traduz a excelência que é o curso de Serviço Social na Unilab e o empenho do corpo discente. Temos alunos bastante comprometidos, inclusive, na avaliação do MEC eles foram muito elogiados pelos avaliadores, pois são estudantes questionadores, com apropriação do curso, das diretrizes pedagógicas e curriculares do serviço social”, celebra.
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais conquista nota 4
O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais também foi avaliado com nota satisfatória (obteve conceito final igual a 4), o que o habilita à portaria de reconhecimento.
Ofertado na modalidade a distância, o curso foi criado pela Resolução Consepe Unilab nº 194, de 22 de novembro de 2022, com 252 vagas autorizadas. Vincula-se ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) em parceria com o Instituto de Educação a Distância (Iead).
O relatório final da comissão avaliadora aborda a presteza da universidade no processo avaliativo. “Durante a visita às instalações do curso, todas as solicitações dirigidas à instituição foram prontamente atendidas pela coordenação. Ao longo de todo o processo, os servidores e servidoras da instituição estiveram disponíveis para sanar dúvidas, providenciar documentos adicionais e acompanhar a comissão nas visitas e reuniões”, aponta o documento.
A nota do curso leva em conta organização didática e pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.
Avaliação virtual in loco
O técnico-administrativo em Educação Nasário Gomes, da Coordenação de Regulação, Avaliação e Censo (Corac/Prograd-Unilab), explica que a visita virtual in loco é um procedimento de avaliação externa dos cursos. Antes realizada presencialmente, ela passou a ocorrer de forma remota após a pandemia de Covid-19.
Segundo ele, a visita é conduzida em uma sala de videoconferência segura disponibilizada pelo Inep. Nela, são apresentadas a infraestrutura da instituição e, especificamente, os espaços necessários ao funcionamento do curso (salas de aula, bibliotecas, laboratórios) com georreferenciamento em tempo real. A documentação comprobatória de cada indicador avaliado é disponibilizada previamente à comissão em um drive compartilhado. Ao final do processo, e conforme o desempenho apresentado, o curso é ou não reconhecido pelo MEC.