Participe da solenidade de apresentação Afirmasus Unilab que fará a exposição dos projetos da Unilab aprovados em edital do MEC, no dia 11, no Campus das Auroras/CE
A Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Projeto Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na área da Saúde, do Ministério da Saúde – (AfirmaSUS Unilab), informa a realização da solenidade de apresentação do Afirmasus Unilab, bem como dos projeto aprovados.
O evento será realizado no próximo dia 11 (quinta-feira), às 9h, no auditório 109, do Campus das Auroras, em Redenção/CE.
Confira os projetos aprovados, dos campi do Ceará:
- Tema do projeto: AfirmaEquidade: Saúde Sexual e Reprodutiva de Populações Vulnerabilizadas (Campus das Auroras/CE); e
- Tema do projeto: Ancestralizar a saúde: protagonismo de estudantes conectando saberes territoriais e universidade no Maciço de Baturité (Campus de Baturité/CE).
Os projetos do Afirmasus Unilab serão coordenados por docentes do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), na condição de tutores, conta ainda com uma equipe formada por co-tutores, orientadores de serviço, bem como estudantes de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Serviço Social.
O Afirmasus Unilab será acompanhado pela Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), ligado à Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Estudantis (PROPAE).
Segundo o Ministério da Saúde o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS, é uma iniciativa complementar de apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados, que promove ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que integram ensino, serviço e comunidade.
As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas podem inscrever projetos, por meio de editais específicos, que reservam 25% das vagas para a região da Amazônia Legal. Após aprovação dos projetos, as instituições selecionam estudantes e docentes para compor os grupos.
O programa é voltado para estudantes que ingressaram na universidade por ações afirmativas, com foco na área da saúde. Contudo, permite a inclusão limitada de estudantes de outras áreas. Os grupos podem contar com até 15 discentes, sendo 10 bolsistas e 5 não bolsistas, além de docentes que atuarão como tutores(as) e co-tutores(as).
Resultados esperados
Fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade e intensificação das ações focadas na educação permanente em saúde: realização de atividades pautadas na interculturalidade e interprofissionalidade, tanto na rede de saúde quanto nos territórios.
Promoção da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero no ambiente universitário: assegurar que grupos socialmente vulnerabilizados tenham condições de concluir seus cursos e vivenciar experiências de ensino, pesquisa, extensão e cultura.
Qualificação do cuidado em saúde: desenvolver ações que melhorem as práticas de cuidado no SUS, beneficiando diretamente as populações atendidas.
Redução da evasão universitária: por meio de ações integradas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, o programa reforça estratégias de permanência, reduzindo a evasão de estudantes socialmente vulnerabilizados(as).