Campus dos Malês celebra formação de 80 novos profissionais

No total, 80 estudantes do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) graduaram-se nos cursos presenciais de Humanidades (31); Letras – Língua Portguesa (12); Pedagogia (16); Relações Internacionais (12); Ciências Sociais (6); e História (3). A cerimônia de colação de grau desses novos profissionais aconteceu no dia 14/01, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) de São Francisco do Conde/BA.

O orador representante desta turma de formandos, Fernando Gonçalves, destacou a importância desse encerramento de ciclo desafiador aos estudantes, que levam para suas vidas profissionais e pessoais uma bagagem de trocas e ensinamentos. “Espero que a gente leve tudo o que aprendemos aqui para a vida, para o trabalho e para a sociedade. Que não falte coragem para enfrentar os desafios e humildade para continuar aprendendo”, disse. “Aqui aprendemos a conviver com a diversidade, a respeitar e valorizar as nossas culturas, a compartilhar saberes e a estabelecer conexões entre povos e nações unidas pela língua portuguesa. Cada desafio enfrentado ao longo desta caminhada fortalece-nos e prepara-nos para o mundo que nos aguarda”, afirmou Eugénia Dereto, oradora do bacharelado em Humanidades.

Nos discursos, os graduandos também enfatizaram de forma crítica os desafios impostos, as angústias, além da perseverança e das resistências dentro da universidade. Os formandos também apontaram para uma perspectiva futura, carregada de responsabilidades e desejos, agora como novos profissionais. “Que levemos conosco os princípios da Unilab: a integração, a solidariedade, o compromisso social e a esperança de um futuro mais justo e democrático. Que sejamos agentes de transformação nas nossas comunidades, países e no mundo”, afirmou ainda Dereto. “Precisamos que mais dos nossos estejam nos lugares de poder desta instituição. Sairemos daqui como graduados, mas eu volto um dia como professor doutor”, apontou o orador do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Luiz Carlos Nunes dos Santos.

O orador do curso de Bacharelado em Relações Internacionais, Venâncio Manuel Abel Gomes, contextualizou esse novo ciclo como símbolo não apenas de uma conquista individual, como também de um compromisso coletivo com a construção de uma ordem internacional mais justa e cooperativa. “Hoje celebramos a formação de profissionais preparados para compreender a complexidade do sistema internacional, a dinâmica da política externa e os desafios da governança global. Celebramos não apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas a formação de profissionais preparados para atuar em um sistema internacional marcado pela interdependência complexa e pela multipolaridade”, disse.

A diretora do campus dos Malês Mírian Reis destacou os desafios enfrentados no campus dos Malês, abordou o tema de uma esperança mobilizadora e, também, da importância da defesa da democracia no contexto da educação superior pública. “Se a gente continua esperançando a partir de compromissos de defesa da democracia, da ciência, da universidade pública, estamos falando do compromisso de defesa da vida. Porque a ciência salva vidas, porque cada uma e cada um de vocês saem daqui comprometidos a serem profissionais que defendem a vida e aquilo que vai trazer justiça social e cidadania”, apontou Reis.

O campus dos Malês como espaço de luta, trocas, ensinos e aprendizados foram algumas das abordagens trazidas pela vice-reitora da Unilab Eliane Gonçalves. “A luta que é desempenhada pelo campus dos Malês é educativa e é de todas as pessoas; não tem um ganhador, uma ganhadora. E é na luta que a gente constrói a Unilab, que está há 15 anos nessa construção e vocês são parte dessa luta”, disse. “Hoje vocês recebem o título que atestam a competência de vocês. Mas mais do que isso, recebem a responsabilidade da autonomia, a capacidade de pensar por si mesmos e de questionarem e agirem no mundo de uma forma ética, com respeito e comprometimento nas profissões que vocês escolheram”, acrescentou Gonçalves.
Prêmio Optica

Durante a cerimônia de colação de grau, também foi entregue o Prêmio Optica ao formando Alegria Emanuel João, do curso de Letras-Língua Portuguesa. O Optica é uma iniciativa do projeto Unilab Student Chapter, formado por professores e estudantes da universidade, com o objetivo de promover a excelência acadêmica e incentivar a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão.
Mesa de cerimônia

Estiveram presentes na mesa de cerimônia de colação de grau a vice-reitora da Unilab Eliane Gonçalves da Costa; o pró-reitor de Graduação Thiago de Araújo; a diretora do Campus dos Malês Míriam Reis; a diretora do Instituto de Humanidade e Letras Carla Verônica Almeida; o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais Cláudio André de Souza; o coordenador do curso de Bacharelado em Humanidades Bruno Andrade; o vice-coordenador do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa Sálvio Fernandes de Melo; a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Eliane Costa Santos; e a coordenadora do curso de Bacharelado em Relações Internacionais, Ivette Carrascal.
Crédito / fotos
Fotos 1, 2, 4, 7 e 8 – Deric Venício
Fotos 3, 5 e 6 – Paulo Freitas
CONTEÚDO RELACIONADO
- Obra do novo RU do campus dos Malês inicia-se dia 23/10; apresentação do projeto será dia 08/10, quando será assinada ordem de serviço
- Proex promove encontro online com os artistas do Campus dos Malês (BA) nessa sexta-feira (03/10)
- Colação 2025.1: orgulho de promover o desenvolvimento regional, nacional e internacional
- “África-Brasil: ensino, política e sociedade” é tema da III Semana de História, no Campus dos Malês/BA, de 19 a 21/08. Participe!
- Prograd divulgou o relação das solicitações de inscrições deferidas e indeferidas pós-recurso do curso de Agronomia, no âmbito do Pronera/Incra (Edital nº 15/25]