Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições abertas para minicurso online, dia 19/02, sobre Conflitos internacionais, Economia e Estratégia

Data de publicação  12/02/2026, 09:23
Postagem Atualizada há 2 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

Estão abertas as inscrições para o minicurso online O Tabuleiro Global em 2026: Conflitos Internacionais, Economia e Estratégia – evento que acontece dia 19 de fevereiro, às 14 horas, pelo Google Meet. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail andrealvesdelima@unilab.edu.br. No total estão sendo ofertadas 60 vagas.  O projeto de extensão Desafios Globais e Dinâmicas de Poder: Debates em Geopolítica e Relações Internacionais, coordenado pelo professor Sebastião André Alves de Lima, do curso de Sociologia da Unilab, promove o minicurso. 

O Tabuleiro Global de 2026: Conflitos Internacionais, Economia e Estratégia analisará as dinâmicas das relações internacionais em 2026, com foco nas estratégias das grandes potências para expandir seus territórios de influência. No decorrer da atividade, serão apresentados os principais focos de tensão internacional, privilegiando as rivalidades entre as nações hegemônicas, – EUA e China, por exemplo – disputas por recursos naturais e tecnológicos e alianças militares”, explica o professor Sebastião Lima.

Ainda segundo o docente, também serão analisados os impactos econômicos em decorrência desses conflitos, como sanções, guerras comerciais, instabilidade nos mercados e reconfiguração das cadeias produtivas.  “A proposta incentiva a reflexão crítica sobre o papel dos Estados, organizações internacionais e blocos econômicos, destacando como decisões estratégicas podem influenciar a segurança, o desenvolvimento e a cooperação global. Ao final, os participantes serão estimulados a pensar em possíveis cenários futuros e nas estratégias que podem promover maior estabilidade e equilíbrio no sistema internacional”, aponta.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO