Visita da delegação de Camarões confirma parceria com a Unilab e amplia a cooperação internacional Sul-Sul

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) continua, com passos firmes, na sua caminhada para integrar acadêmica e culturalmente o Brasil com os países africanos, fomentando o desenvolvimento regional e a cooperação internacional solidária do Sul-Sul. Na última segunda-feira, dia 6 de abril, deu mais uma prova do fortalecimento desta política de integração, internacionalização e inovação, ao receber a comitiva chefiada pelo prefeito de Bafoussam, Camarões/África, para um encontro que teve como objetivo maior dar continuidade ao acordo firmado em 2025, para que discentes camaroneses possam estudar na Unilab, dentre outras pautas que envolve também o intercâmbio cultural entre os países do sul global.
Assim, essa visita dá continuidade ao memorando de entendimento já estabelecido e busca consolidar iniciativas concretas, especialmente em áreas estratégicas como engenharia, tecnologia, agropecuária e energia solar, além da ampliação de ações de mobilidade acadêmica e formação internacional.
Como resultado, a visita representa um passo importante no aprofundamento das relações entre o município de Redenção, a Unilab e a cidade de Bafoussam, contribuindo para o desenvolvimento de projetos conjuntos e para o fortalecimento da cooperação Sul-Sul, com impacto direto na formação de estudantes e na troca de conhecimentos entre Brasil e Camarões.
“Que esta parceria sirva de um plano piloto, mostrando que nós temos como dar uma contribuição para além dos países língua portuguesa, ampliando a cooperação Sul-Sul e deixando de ser somente da lusofonia para também iniciar o primeiro grande diálogo de cooperação diretamente com os países bilíngues”.
Roque Albuquerque.

A comitiva camaronense, representada pelo prefeito da cidade de Bafoussam, Roger Tafam, o Ministro da Embaixada de Camarões, Martial Tchenzette, foi recepcionado pelo reitor da Unilab, Roque Albuquerque, e a prefeita do município de Redenção, Selma Benevides. Após a recepção institucional da delegação camaronesa, fez-se as devidas apresentações da estrutura organizacional da Unilab e do município de Redenção. Nesta oportunidade, o prefeito de Bafoussam e prefeita de Redenção reforçaram o apoio ao Memorando de Entendimento, que deve facilitar a vinda dos estudantes camaroneses para o Brasil. Em seguida, a comitiva seguiu para conhecer de perto a estrutura física do Campus das Auroras.
Roger Tafam destacou que esse acordo com a Unilab está relacionado com vários setores, do cultural ao educacional, incluído, principalmente, a chegada na Unilab de uma delegação de alunos camaroneses, que virão para se especializar em áreas como a energia renovável e a medicina, dentre outras. Para tanto, o prefeito de Bafoussam informou que, em breve, vai ofertar cursos em língua portuguesa para que os discentes camaroneses possam se preparar adequadamente para a vinda ao Brasil.
“Estamos aqui hoje no campus da Unilab para agradecer por esta oportunidade. Desde que assinamos (um acordo) há pouco mais de um ano, quando recebemos o reitor da Unilab (Roque Albuquerque). Durante esta visita, assinamos um acordo de cooperação educacional e estamos aqui hoje dando seguimento a esse acordo, pois ele estipula que podemos enviar os jovens de Bafoussam para estudar nesta universidade. Assim, esperamos formar os jovens em energia renovável, em novas tecnologias e tudo o mais que nos oferecem, pois acreditamos que, qualquer que seja a proposta, será benéfica para os nossos jovens. Esperamos que antes do final de 2026, possamos ter jovens aqui (na Unilab), presencialmente. Já lançamos uma chamada para inscrições em cursos de português para preparar os jovens para futuras partidas para o Brasil. Contamos que esse intercâmbio possa ir além das trocas puramente educacionais e gerar intercâmbios culturais”, destacou Roger Tafam.
A vontade que esse intercâmbio vá além do campo educacional encontrou amparo na prefeitura de Redenção, abrindo espaço para que se faça uma cooperação mais ampla e que seja também numa via de mão-dupla.

“É um momento de muita importância para nós, principalmente para mim, enquanto prefeita, está recebendo essa comitiva em nosso município, que possamos desenvolver novos projetos entre os nossos alunos, que já são do município, com esses que vão estar chegando. E a assinatura desse tratado que nós fizemos agora vai nos trazer grandes frutos. E hoje está como prefeita recebendo essa comitiva é uma honra muito grande. Estou muito feliz”, destacou Selma Benevides.
O reitor da Unilba também deu ênfase nessa parceria do ganha-ganha entre os dois países: “Nesse caso, o acordo de cooperação entre o município de Redenção, a Unilab e a cidade de Bafossan tem relação indireta com a mobilidade e com a contribuição de lá para cá, com os estudantes intercambistas que vêm para estudar e aprender a língua portuguesa, enquanto ensinam a língua inglesa especialmente. Vamos ter também intercâmbio de conhecimento nas áreas de energias sustentáveis (solar, eólica). Entra também nesse pacto a educação à distância e o curso de engenharia da computação. Estamos, portanto, voltados para essa cooperação da troca de tecnologia e inovação, energia solar e mobilidade, além da questão das línguas”, disse Roque Albuquerque.

Ainda segundo o reitor, essa visita só reforça o papel institucional da Unilab na internacionalização do ensino no Brasil: “Essa visita mostra e concretiza exatamente aquilo que era o nosso sonho, deixando claro nosso do papel na construção de pontes entre a Unilab, que é da CPLP, com os países da francofonia. E camarões é mais do que francofonia é também anglofonia, é inglês e é francês. E a unilab está fazendo e construindo essas pontes trazendo (alunos) de Bafoussam pra estudar aqui. Que isto sirva de um plano piloto, mostrando que nós temos como dar uma contribuição para além dos países língua portuguesa, ampliando a cooperação Sul-Sul e deixando de ser somente da lusofonia para também iniciar o primeiro grande diálogo de cooperação diretamente com os países bilíngues”
Na parte da tarde do dia 6 de abril, a delegação de Camarões dedicou-se a participar de uma reunião institucional (nível estratégico) com o reitor e os pró-reitores, onde trataram dos resultados e da atualização do acordo de cooperação entre os dois países; o lançamento das aulas de língua portuguesa on-line; e a preparação do Edital para os estudantes de Bafoussam. Desta forma, a Unilab vem avançando na sua política de parcerias internacionais, fortalecendo a cooperação acadêmica, científica, cultural e institucional no âmbito Sul-Sul.
