Projeto “Vem jogar mais eu” promove Simpósio Internacional de Capoeira e Manifestações Afrodiaspóricas
Nos dias 20 e 21 (quarta e quinta-feira), o Projeto de Extensão em capoeira “Vem jogar mais eu”, coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Salvio Melo, vai promover a primeira edição do Simpósio Internacional de Capoeira e Manifestações Afrodiaspóricas, nos períodos tarde e noite, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape (CE).
Entre as atividades programada para esta edição de 2019, será a atividade de Mesa de Discussão com a temática: “Filosofia, História, Cosmovisão e suas presenças nas culturas Afrodiaspóricas”, apresentada por Matthias Röhrig Assunção, historiador, com doutorado e mestrado em História e professor da Universidade de Essex, da Inglaterra/Reino Unido. Realiza o ensino e pesquisa sobre História da América Latina e História do Brasil, além das sub-áreas: escravidão, movimentos sociais, Maranhão, cultura afro-brasileira, capoeira e artes marciais do “Atlântico negro”.
Outro participante será Cinézio Feliciano Peçanha, Mestre Cobra Mansa e Cobrinha da Fundação Internacional de Capoeira de Angola (FICA), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA). É graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador e mestre de capoeira angola formado por Mestre Moraes e estudante no Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA).
Além destes, outros docentes das universidades do Ceará, comunidade acadêmica e público em geral participaram das atividades de Conferência, Roda de Conversa, Roda de Capoeira e apresentações artísticas.
Dia 20 (16h) – Mesa de Abertura: Capoeira, Religiões de Matriz Africana: Cosmovisão, Ancestralidade e Conhecimento
Conferência: (18h40) – Capoeira: História, Memória e Ancestralidade
Atividade Cultural (20h50)
Dia 21 (15h) – Mesa: Filosofia, História, Cosmovisão e suas Presenças na Cultura Afro Diaspórica
Roda de conversa com Mestres (18h40)
Encerramento – Roda de Capoeira Angola