Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Encontro virtual entre reitores abre as comemorações dos 10 anos da Unilab

Por Assecom
Data de publicação  17/07/2020, 12:07
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Criada no dia 20 de julho de 2010, pela Lei Federal nº 12.289, a Unilab nasceu sobre os pilares da democratização do Ensino Superior, da interiorização da pesquisa e extensão e, sobretudo, da cooperação solidária entre os povos. Em apenas uma década, a instituição se consolidou como uma das principais instituições de ensino do Nordeste brasileiro e dos países africanos de língua portuguesa.

Para celebrar esses primeiros 10 anos de conquistas e desafios, na próxima segunda-feira (20) será realizada uma live de abertura das comemorações. Será um encontro entre aqueles que deram o pontapé inicial no projeto e os que assumem, atualmente, o compromisso de expansão e de excelência da Unilab. Participarão o ex-Reitor Pró-Tempore (2010-2013), Paulo Speller; a ex-Vice-reitora Pró-Tempore (2010-2013), Maria Elias; o atual Reitor Pró-Tempore, Roque Albuquerque; e a atual Vice-reitora Pró-Tempore, Cláudia Carioca.

Toda a comunidade acadêmica e externa está convidada para este momento histórico, que será transmitido nos canais oficiais da Unilab no Facebook e no YouTube, a partir das 15h.

Antes disso, será lançado, com transmissão on-line, o selo postal dos 10 anos, em parceria com os Correios 

Edital “Unilab 10 anos”

Parte integrante das celebrações, foi lançado, na última quarta-feira (15), um edital de chamamento para propostas de atividades de comemoração dos 10 anos da Unilab. O intuito é receber propostas que contemplem a data e que enfatizem o protagonismo das ações locais.

O edital é aberto a toda a comunidade acadêmica e há vários formatos de atividades contemplados. Confira aqui os detalhes.

Um marco no ensino

Em apenas uma década de atuação, a Unilab já oferta 38 cursos, tendo alguns com avaliação máxima (nota 5) junto ao Ministério da Educação (MEC). São 21 de graduação e 17 de pós-graduação, sendo 9 especializações e 8 mestrados; e esses números estão em expansão. Cresce também o número de estudantes quilombolas e indígenas. No Campus dos Malês, por exemplo, 10% da comunidade estudantil é formada por quilombolas.

Entrega do prédio do Campus dos Malês/BA, em 2012

Entre brasileiros e internacionais, já são mais de 4 mil egressos e quase 6 mil estudantes em curso – uma demonstração de que a Unilab, em pouco tempo, já faz parte do aprendizado de aproximadamente 10 mil pessoas.

Missão, compromisso e reconhecimento

A Unilab carrega a missão específica de formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Também integram sua missão a promoção do desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Compromissada com a proposta singular de direcionar suas ações, simultaneamente, para a internacionalização e interiorização da educação, a instituição tem papel estratégico no desenvolvimento do Maciço de Baturité/CE e do Recôncavo Baiano/BA, fortalecendo o Ensino Superior fora dos grandes centros.

Colação de grau 2019.2, no Campus das Auroras/CE

Atualmente, a Unilab é a segunda melhor universidade do Ceará, no Índice Geral de Cursos (IGC) elaborado pelo MEC, e está entre as 10 primeiras do Nordeste.

Os números que a Unilab consolida hoje são frutos do exitoso envolvimento e trabalho de milhares de pessoas comprometidas com uma educação avançada e de qualidade, que vem formando cidadãos e cidadãs capazes de multiplicar o aprendizado e fomentar o desenvolvimento social, cultural e econômico no Brasil e no exterior.

Participe conosco das comemorações!

Vida longa à Unilab!

Categorias