Semana de Pedagogia Malês aborda epistemologias e práticas africanas, afro-brasileiras e indígenas, de 19 a 21 de outubro
A III Semana de Pedagogia do Campus dos Malês, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ocorre de 19 a 21 de outubro e traz como tema a consigna “Por uma educação emancipatória”, enfocando epistemologias e práticas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Inscreva-se neste link.
A mesa de abertura institucional ocorre às 15 horas e conta com o reitor, Roque Albuquerque; a coordenadora do curso de Pedagogia do Campus dos Malês, Carla Almeida; a diretora do Campus, Miriam Reis; o diretor do Instituto de Humanidades e Letras, Pedro Leyva; a secretária de Educação do município de São Francisco do Conde, Ana Lúcia Santana; e o representante dos discentes de Pedagogia, Avelino Vilela.
Já às 19 horas do Brasil (e 13h Angola) ocorre a conferência de abertura, com o tema “Epistemologias e Práticas Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas, com o professor Carlos Yoba (Universidade Lueji A’Nkonde – ULAN) e a educadora e escritora Nádia Akawa Tupinambá, tendo a mediação da professora Eliane Santos, da Unilab.
A programação conta ainda com mesas-redondas, recital, meditação da atenção plena, espaço capoeira angola, roda de diálogo e yoga.
O encerramento fica por conta da conferência “Educação emancipatória no pensamento de Paulo Freire: contribuições para as práticas africanas, afro-brasileiras e indígenas”, no dia 21, às 19h30, tendo como conferencista a professora Eliete Santiago (UFPE), com mediaçaõ da professora Claudilene Silva, da Unilab.