Aula de campo muda a rotina da sala de aula
Fotos: Rodrigo Azevedo Sair da rotina da sala de aula, para conhecer a prática da profissão, será um diferencial durante o curso de Agronomia. Já no segundo dia de aula, eles visitaram o Maciço de Baturité que, segundo o coordenador de área, professor Rodrigo Azevedo, forma um mosaico de paisagens agrícolas, ou seja, diferentes formas de uso do espaço. As paisagens revelam as mudanças históricas sofridas na região, como alteração de plantio, de comunidades e outros aspectos da própria natureza. Durante a aula de campo, os alunos conheceram, pela primeira vez, as paisagens, o solo e a vegetação do Maciço, com um olhar de aprendizagem e curiosidade. Quando a teoria e a prática se complementam, segundo os alunos, tornam o estudo mais fácil. “Ver, tocar, estar presente, fica mais fácil assimilar o que vimos em sala de aula”, conta, entusiasmada, a aluna Keila Ferreira da Silva, 36, que participou da experiência. “O nosso olhar agora é outro”, completou. A intenção da aula era justamente essa, entender a dinâmica dos ecossistemas, bem como aprofundar os conhecimentos sobre paisagens e sistemas agrícolas.
A ideia é também propor, no final do curso, a partir desse conhecimento, alternativas para os problemas encontrados, explica o professor. “Aos poucos, os alunos vão desvendando a profissão, tomando gosto pela agricultura técnica contextualizada”. O resultado dessa experiência também vai influenciar em sala de aula. “Acho que vai ajudar muito nas disciplinas e, dessa forma, o professor poderá aprofundar mais o conteúdo. Acho que tem sido positivo”, concluiu Azevedo.
Além do coordenador de área, também acompanharam a aula, a coordenadora do curso, professora Albanise Marinho, a professora Fátima Brito e o professor Nildo Silva. |