Dia 21/07, às 18h30, acontece Conversas com os filmes, do projeto de extensão Cinemas do Atlântico Sul, com exibição de 4 filmes de estudantes
O projeto de extensão Cinemas do Atlântico Sul convida para o Conversas com os filmes, evento que acontece no dia 21 de julho, às 18h30, no auditório do bloco didático do campus da Liberdade (CE). A programação conta com exibição e debate de quatro filmes defendidos em Trabalhos de Conclusão de Curso, no Bacharelado em Humanidades (BHU).
Programação
Caminhos Transversos: Pluralidades e Resistências Transmasculinas (Doc. 20 min. 2019. Fortaleza)
Sinopse: A narrativa de três homens trans em suas vivências plurais, transformações e resistências antes, durante e após suas transições de gênero. A luta pela liberdade de ser quem são no contexto das cidades de Acarape e Fortaleza.
Direção: Michel Sampaio – estudante do curso de Licenciatura em Sociologia – Unilab
Transe (Doc. 18 min. 2018. Redenção/Fortaleza)
Sinopse: Esta obra fílmica embaralha conceitos e imagens, uma investigação interseccional para compreender outras performances de gêneros através da existência e história de 5 corpas.
Direção: Guilherme Viana – estudante do curso de Antropologia – Unilab
Carta à Mara Santos (Doc. 27 min. 2020. Acarape/Redenção-CE)
Sinopse: O documentário trata da importância da lei 12.711/2012, que implementa o sistema de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. Conta com entrevistas com estudantes cotistas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) sobre a permanência no ensino superior e o conceito identitário “pardo” no processo de autodeclaração dos candidatos cotistas.
Direção: Eliaquim Gonçalves – estudante do curso de Letras Língua Portuguesa – Unilab
As flores que perfuram solas de sapato (Doc. 23min. 2019. Redenção, Ceará)
Sinopse: O presente relatório tem como objetivo principal explicitar o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi realizado em formato audiovisual, nomeado de “As flores que perfuram solas de sapatos”. O audiovisual trata das narrativas pessoais das estudantes entrevistas, em relação aos sentimentos que lhes perpassam quando refletem sobre suas realidades femininas. Assim, as falas se desenrolam sobre suas vidas universitárias, dentro e fora dos muros da instituição, contando com debates sobre sensibilidade, força, desigualdade gênero, sexualidade e violência.
Direção: Thais Torres – estudante do curso de Antropologia – Unilab.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Re-conhecendo os saberes e práticas indígenas e quilombolas na Educação é tema de minicurso online, dia 13/09; inscrições abertas
- Nos dias 20 e 21/08, acontece 1º Fórum Regional sobre realidade materno-parental estudantil nas instituições de ensino superior-Nordeste
- Unilab sedia encontro de pró-reitorias de Extensão das universidades públicas do Ceará
- Inscrições abertas até 31/07, para o curso de extensão “O ensino de Filosofia e Reafricanização das mentes”
- De 15/07 a 15/08, estão abertas as inscrições para projeto de extensão Artes Marciais na Unilab