Unilab assina protocolo de intenções com município de Itapipoca/CE, além de convênio de estágios
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) assinou um protocolo de intenções com o município de Itapipoca, no Ceará. O documento abre as portas para futuras cooperações em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, foi assinado um convênio de estágios, a partir do qual estudantes de graduação da universidade poderão realizar estágios em Itapipoca e complementar a formação.
O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, foi a Itapipoca a convite do prefeito, Felipe Pinheiro (PT), que externou o desejo em levar dois cursos da universidade ao município: Ciências da Computação e Engenharia de Energias. Seriam graduações no formato EaD, que, no caso da Unilab, estariam abrigadas no Instituto de Educação a Distância (Iead).
“Hoje não temos códigos de vagas para abrir um novo campus, mas é importante construir acordo de cooperação técnica, que não é nada fechado. A criação de um novo campus passa pelo Conselho Universitário (Consuni), sendo o papel da Reitoria fazer a ponte. Estamos prontos para dialogar, interagir, entender, e até mesmo levar a pauta ao conselho, ao instituto e ligar o instituto à cidade, até que haja a palavra final do Consuni”, destacou Albuquerque.
Estágios
Também foi assinado Convênio de Concessão de Estágio, que estabelece, via estágio curricular, a cooperação mútua entre Unilab e município de Itapipoca. O objetivo é propiciar ao graduando da Unilab estagiário oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades significativas para a formação profissional teórica e prática, realizando atividades de aprendizagem social (ligadas à dimensão das relações sociais de trabalho), profissional e cultural compatíveis com os respectivos currículos e horários escolares.