Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab conquista novas turmas na modalidade EaD, financiadas pela Capes junto ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Ceará e na Bahia

Data de publicação  27/06/2024, 20:35
Postagem Atualizada há 2 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Instituto de Educação a Distância (Iead), em parceria dos institutos do Ceará: Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), Instituto de Humanidades (IH), Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), conquistou novos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Nesta sexta-feira (21), foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o resultado final do Edital UAB nº 25/2023, onde a Unilab aprovou novas turmas e cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

Segundo o certame, a Capes fomentará até 290.000 novas vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu na modalidade EaD nas instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o objetivo de implementar turmas nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB, no período de julho de 2024 a dezembro de 2026.

A ação contemplada pela Unilab, neste 14 anos de criação (via  – Lei 12.289, de 20 de julho de 2010), disponibiliza onze novos cursos, abrangendo mais de 1.900 vagas, sendo a maior aprovação de cursos em EaD conquistada pela nossa universidade, que será ampliada a oferta de cursos EaD, a partir do próximo ano (2025).

Com isso, o cursos de Licenciaturas em Letras Português e Licenciatura em Ciências Naturais deixam de ser os únicos e passam agora a contar com mais quatro graduações: 1 – Computação, 2 – Administração Pública, 3- Letras Libras e 4 – Letras Inglês, além de cinco especializações sendo elas: 1- Gestão em Saúde, 2 – Ciência é 10!, 3 – Gênero, diversidade e direitos humanos, 4- Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o ensino fundamental e médio e 5 – Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

De acordo com o professor e diretor do Iead/Unilab, Carlos Barros – coordenador geral UAB da Unilab, os primeiros cursos a serem iniciados em 2025 são: bacharelado em Administração Pública e especialização em Ensino de Ciências – anos finais do ensino fundamental (Ciências é 10! – C10). Os demais cursos serão ofertados a partir de agosto de 2025 e 2026.

Para comunidade unilabiana desta conquista é de grande importância, além de ser um grande esforço da instituição em aumentar a diversidade de cursos na modalidade e o número de vagas em cursos EaD. “Esta é uma grande conquista para a nossa universidade e em especial para os municípios do estado do Ceará e Bahia que serão atendidos com educação gratuita e de qualidade”, ressaltou o diretor do Iead/Unilab.

Atualmente o Iead/Unilab tem regimento próprio com uma missão e visão definida. A modalidade EaD da Unilab funciona com base na resolução complementar Consepe/Unilab nº 4/2023 e trabalha a cada dia para criação de instruções normativas e manuais voltados ao funcionamento da EaD na universidade. Dessa forma, a Unilab tem dando passos importantes para a institucionalização da EaD.

Sobre o Iead/Unilab

Considerando que a modalidade de Educação a Distância já existe há mais de uma década na Unilab, o crescimento das ofertas de cursos na modalidade EaD, fomentados pela UAB, em 2018, foi criado o Instituto de Educação a Distância (Iead), Unidade Especial, que ficou independente da Reitoria. Fruto do processo de modernização tecnológica, o instituto implantou, em 2019, um moderno sistema para ambiente Virtual de Ensino e Aprendizado (moodle), com total integração com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Em 2021, desenvolveu e implantou um sistema para acompanhamento dos editais de fomento e pagamento de bolsas, que permitiu um grande salto na gestão e na transparência dos processos de seleção pública dos bolsistas, de lotação e de pagamento, tanto para recursos UAB, como proveniente de verbas parlamentares.

O conceito 5, nota máxima no recredenciamento dada pelo Ministério da Educação (MEC) e material didático construído pela própria equipe do instituto, juntamente com os professores da universidade, são credenciais que ajudaram ao instituto a ter o êxito nessa empreitada de conquistar mais cursos.

Outras informações sobre a modalidade EaD na Unilab, visite a página do IEAD.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO