X Semana da África acontece entre 22 a 27/05, nos campi da Unilab do Ceará e da Bahia
Nos dias 22 a 27 de maio acontece a X Semana da África na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) /Ceará, com atividades acadêmicas, culturais e esportivas, rodas de conversa e debate. O tema do evento este ano é “Decolonialidade das mentes como uma força emancipatória do continente africano”. A Semana é organizada pelas Associações dos Estudantes de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com apoio de Pró-Reitorias da Unilab.
O evento tem como objetivo discutir a presença da diáspora africana no Brasil, com enfoque nos estudantes africanos da Unilab, além de realçar as riquezas culturais dos países africanos e desconstruir o conceito que se tem do continente africano. O evento ocorre de forma presencial, e será transmitida nos canais de comunicação das Associações organizadoras no YouTube, Facebook, além do Instagram da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).
Confira Programação Geral da X Semana de África Unilab, no Ceará
X Semana da África no Campus dos Malês
No campus dos Malês, a X Semana da África e o III Encontro Internacional da Diáspora Africana sobre os Estudos Africanos acontecem nos dias 22 a 26 de maio, no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde. Em 2023, esses eventos trazem como tema “O ano da AFCTA: Aceleração da Implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana”. Conferências, apresentação de grupos de trabalho, mesas redondas, além de atividades culturais compõem a programação do evento, que está sendo organizado pela Associação de Estudantes e Amigos da África (ASEA), em parceria com o Centro de Estudos Africana da Unilab/BA e demais parceiros e colaboradores.
A X Semana da África e o III Encontro Internacional da Diáspora Africana sobre os Estudos Africanos têm como objetivos a divulgação de conhecimentos produzidos pela Unilab, de valores culturais, sociais, entre outros, fomentando debates políticos e acadêmicos voltados para a emancipação do continente africano, a sua diáspora e o Estado brasileiro. Desta forma, busca contribuir para a autoafirmação, autovalorização e autorreconhecimento do povo negro.
Confira Programação Geral Semana da África 2023, na Bahia
Data histórica
A Semana da África é uma alusão ao dia da criação da Organização da Unidade Africana, em Addis Abeba, capital da Etiópia, na data 25 de maio de 1963. O propósito da OUA (Organização de Unidade Africana) foi de criar uma união entre os países africanos para a libertação e, consequentemente, a emancipação do continente. Essa data é celebrada em quase todos os países africanos e no mundo em geral.
Na Unilab, em alusão a esta data, os estudantes africanos da Unilab realizam desde 2014 atividades comemorativas por meio de debates, palestras, rodas de conversas, minicursos, entre outras atividades, que visam pensar a África antes e após a criação da OUA e, de igual modo, mostrar a real imagem daquilo que é a África, diferentemente do que é apresentado pela mídia internacional sobre o continente.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Roda de conversa online aborda tema “Ensino de Português em São Tomé e Príncipe”, dia 12/12, às 15h
- Herança ancestral do reino Mbalundo foi tema de aula magna, proferida pelo rei angolano Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI
- I Congresso de Educação Afrocentrada acontece nos dias 5 a 9 de maio de 2025, no campus dos Malês/Unilab, Uneb e de forma remota
- Ciclo de debates online “Conhecimento, Cultura Islâmica e Religiosidade” ocorre dia 8/11, às 14h30; inscrições abertas
- Roda de conversa online intitulada “Educação Afrocêntrica ou Antirracista?” ocorre dia 21/10, às 19h