Solenidade de criação do Comitê do Programa Água para Todos é realizada no Campus da Liberdade
A Unilab recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), representantes do poder público e da sociedade civil e lideranças comunitárias para a cerimônia de formação do Comitê Municipal do Programa Água para Todos, desenvolvido em uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O evento contou com a presença do secretário da SDA, Nelson Martins.
A vice-reitora Maria Elias Soares saudou os participantes e falou sobre a importância da Unilab no apoio desta iniciativa. “É uma honra a universidade receber este ato de instalação do Comitê do Municipal do Programa, porque reafirma a função da universidade na área de extensão, por meio de atividades que vão mudar a realidade da região. Nesse sentido, a Unilab cumpre o seu papel em formar cidadãos e promover o conhecimento e o desenvolvimento local. A universidade apoia o Programa Água para Todos, principalmente, no que diz respeito à capacitação técnica”, comentou. “A água é um direito de todas as pessoas. Esperamos que este programa traga resultados positivos e possa melhorar a vida dos cidadãos”, acrescentou.
O secretário Nelson Martins formalizou o início das atividades do programa em Redenção, primeira cidade onde foi instalado o Comitê. “Essa representação será criada em todos os municípios do Ceará, onde iremos visitar as comunidades, conversar com as famílias e obter os dados georeferenciais para realizar o abastecimento de água nessas localidades. Serão 200 milhões de reais investidos para a construção de cisternas de polietileno e de placa e sistemas de abastecimento de água, em comunidades onde possuem até 40 famílias”, declarou.
O prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, agradeceu por Redenção ter sido a primeira cidade beneficiada com o projeto. “Estamos muito felizes pelo fato do programa está iniciando no nosso município, localizado em uma região que, atualmente, sofre com a estiagem. Com este projeto, vamos receber a instalação de 1.523 cisternas de polietileno, beneficiando muitas famílias e assegurando esse líquido tão precioso que é a nossa água”, declarou.
O coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães, falou das comunidades que serão atendidas com o programa. “Vamos universalizar o município de Redenção com cisternas de polietileno, beneficiando os moradores da zona rural que fazem parte do Cadastro Único, que recebem o benefício do Programa Bolsa Família”, apontou.
Eliseu Soares Silva, de Capim, agricultor e líder comunitário de Capim, do distrito Antônio Diogo, em Redenção, espera ser um dos beneficiados com o programa. “A nossa comunidade tem 32 casas. Ao todo, são 20 cisternas e três poços profundos, mas com água salgada. Com o programa, a gente quer colocar água encanada nas casas, porque não temos água da Cagece”, disse. Sobre os benefícios, ele comentou: “o principal é para a saúde, principalmente, das nossas crianças”.
Representantes do Comitê do Programa Água para Todos de Redenção
João Beserra Lima (Ematerce)
Paulo Marcelo Rabelo (Secretaria Municipal de Agricultura)
Ana Cristina Costa de Sousa (STTR de Redenção)
Luiz Gonçalves (STTR de Redenção)
Salome Bezerra Silva Cordeiro (Agente de saúde)
Wilson Pereira (Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR)
Maria Gracima Silveira Dias (Pastoral da Terra)