Unilab convoca candidatos internacionais para provas de Redação e de Conhecimentos Específicos do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais do curso de Medicina (PSEI 2024). Confira!

Data de publicação  06/05/2024, 11:27
Postagem Atualizada há 5 meses

Na última sexta-feira (3), foram publicadas as listas de convocação de candidatos(as) do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais para o curso de bacharelado em Medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), referente ao PSEI 2024, o qual retoma a seleção suspensa em janeiro de 2023 (saiba mais aqui).

Ao todo, foram convocados 341 candidatos, que foram habilitados para a fase de provas de Redação e de Conhecimentos Específicos (Língua Portuguesa, Matemática e Biologia).

A previsão para realização das provas em Timor-Leste será dia 16/05 (quinta-feira). Em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique acontecerá na sexta-feira (17/05), de acordo com o horário local.

Os locais e horários serão divulgados posteriormente. O apoio é dado pelas embaixadas brasileiras e instituições parceiras locais.

Eis o conteúdo programático. Leia com atenção e Boa Sorte!

A Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab) esclarece que, os candidatos com histórico escolar deferido foram classificados a partir da média de seu histórico, da maior nota para a menor.

São convocados para a fase de provas os classificados até 40 (oito) vezes o número de vagas ofertadas, por curso de 1ª opção, para uma única entrada 2024.1, de acordo com as novas regras estabelecidas no Edital Complementar nº 01/2024

Conforme cada país parceiro, eis a relação de convocados:

Angola

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Confira todas as informações na página da Prointer (PSEI Medicina).

Orientações e Tira-dúvidas

Por que não fui convocado(a) se meu histórico foi deferido?

O fato de o histórico ser considerado deferido significa que ele está de acordo com o que foi solicitado pelo edital, mas isso não assegura o acesso para a etapa de aplicação de provas.

O histórico deferido gera ao candidato a Nota do Ensino Secundário (NES), que é a média aritmética do somatório das notas das disciplinas cursadas, em cada um dos três últimos anos do Ensino Secundário/Médio (item 6.2.2.4 do Edital Prointer nº 08/2023). A partir da Nota do Ensino Secundário (NES), os candidatos são classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior nota para a menor.

A quantidade de vagas ofertadas para o curso de medicina, foi multiplicada por até 40 vezes, define quantos candidatos dessa lista de classificação são convocados para as provas.Todos os candidatos deferidos na análise de históricos irão concorreram para a entrada única, 2024.1, de acordo com o Edital Complementar nº 01/2024.

Por exemplo: para Moçambique, foram ofertadas 2 vagas para o curso de Medicina. Então são convocados para a fase de provas 40 vezes esse quantitativo de vagas, isto é, 80 candidatos (2 vagas x 40). Portanto, no ranking de classificação dos moçambicanos para o curso de Medicina, definido a partir da média geral do histórico, são convocados os 80 primeiros candidatos da lista. Os demais candidatos estão desclassificados. Desse modo é feito com todos os países envolvidos no certame.

Atendimento especializado e específico

O candidato que necessitar de atendimento especializado e/ou específico para realizar a prova deverá encaminhar a solicitação por meio do formulário Atendimento Específico, no dia 06/05/2024, informando qual a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as seguintes opções definidas no edital:

a) Atendimento Especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

b) Atendimento Específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica (por exemplo, motivos religiosos).

Além de informar a condição que motiva a solicitação, o candidato deve anexar a documentação oficial comprobatória, em formato PDF (laudo médico ou declaração emitida por entidade religiosa).

Se desejar entrar em contato com a equipe da Seção de Seleção de Estudantes Internacionais (SSEI/Prointer): (ssei.prointer@unilab.edu.br).