Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Docente e discentes da Unilab participam do IX Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas, em Ituberá (BA)

Data de publicação  28/07/2025, 19:01
Saltar para o conteúdo da postagem

O Coletivo das Mulheres Africanas da  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos Malês, esteve representada no IX Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ), realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2025, no município de Ituberá, no estado da Bahia. A participação do Coletivo de Mulheres Africanas da Unilab, contou com a presença da Profa. Rutte Tavares Cardoso, de Cabo Verde, e das estudantes Andreia dos Santos Baticam, Curso de Letras – Língua Portuguesa, Guiné-Bissau, Larissa Major Viegas, Curso de Relações Internacionais, São Tomé e Príncipe,  e Vilma da Graça Veríssimo, Curso de Humanidades, Moçambique.

Durante três dias, o evento reuniu mulheres e meninas negras de diferentes territórios urbanos e quilombolas do Brasil e dos países africanos, incluindo participantes da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e Angola. A programação incluiu rodas de conversa, vivências, marchas, atividades culturais e painéis temáticos, promovendo o empoderamento político, o autocuidado coletivo e o reconhecimento das lutas históricas.

Ligia Margaria Gomes presidente da SPD, Viviane Veríssimo, estudante do Relações Internacionais da Unilab (Mocambique), Eliete de Paraguaçu, deputada estadual da Bahia, Rutte Andrade, docente da Unilab (Cabo Verde), Adelaide Santos, quilombola e militante do movimento negro (Ituberá).

Um dos destaques do evento foi a Marcha das Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas de Ituberá, que uniu vozes por justiça social, dignidade, reparação histórica e pelo direito ao Bem Viver. A marcha também homenageou as que vieram antes, as que lutam no presente dentro de uma agenda política de continuidade.

O IX EIMNUQ integrou a programação do Julho das Pretas e teve participação de importantes lideranças, como: Lígia Margarida, presidente da SPD; Adelaide Santos, quilombola, pedagoga e militante do movimento negro, integrante do Conselho de Igualdade Racial de Ituberá e do Coletivo Soul Negra; Pedrina do Rosário, estudante egressa do curso de Relações Internacionais da Unilab, quilombola, ativista e coordenadora de atividades realizadas no Quilombo de Jatimano, localizado no município de Nilo Peçanha (BA); e a presença marcante da Deputada Estadual Eliete Paraguassu, primeira mulher quilombola marisqueira pescadora da Ilha de Maré,  eleita para a Assembleia Legislativa da Bahia (2025-2028).

O encontro contou com a parceria de diversas organizações, entre elas a Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), Instituto Renascer Mulher, Rota dos Quilombos e a Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul da Bahia. A participação de docentes e discentes da Unilab no EIMNUQ reafirma o compromisso institucional com a promoção da justiça racial, equidade de gênero e fortalecimento de identidades afro-diaspóricas, em consonância com os princípios da integração solidária entre Brasil e os países de Língua Portuguesa.

O EIMNUQ é organizado anualmente pela Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), a organização civil negra mais antiga do Brasil, fundada em 1838. Este ano, o encontro teve como tema: “Articulando Empoderamento Político e Autocuidado por Reparação e Bem Viver”, e firmou-se como um espaço de trocas ancestrais, fortalecimento de redes e articulação de estratégias no âmbito da luta antirracista e do feminismo negro.

Quilombo Jatimane, Município Nilo Peçanha/BA.
Categorias