Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Revista Njinga & Sepé da Unilab publica edições especiais em parceria com docente dos Estados Unidos (EUA)
Por Soraya Lima
Data de publicação
15/08/2025, 13:30
Postagem Atualizada há 3 meses

Diante da importância dos trabalhos publicados na Revista Njinga & Sepé da Unilab, o professor Bayọ Ọmọlọla, docente do Department of World Languages and International Studies (Departamento de Línguas Mundiais e Estudos Internacionais), da Morgan State University (USA), viu uma edição da Revista Njinga & Sepé, e solicitou-nos a publicação de duas edições especiais.
Desta forma, a revista Njinga & Sepé aceitou e os materiais foram publicados em diversas línguas africanas. Essa é uma conquista inédita da Unilab, pela proposta e compromisso que a Revista Njinga & Sepé e a Unilab têm na conexão entre o Brasil e a África.
Os artigos publicados em diversas línguas africanas nestas publicações são todos de Literatura e buscam dar a conhecer ao Brasil sobre diversos aspetos das literaturas africanas.
Confira um pouco da introdução das edições especiais I e II, do vol.5 (2025)
“A presente publicação especial resulta de parcerias entre o Prof. Dr. Alexandre António Timbane (Editor da Revista Njinga & Sepé) e Prof.Dr. Bayọ Ọmọlọla, docente do Department of World Languages and International Studies, da Morgan State University (USA). Trata-se de uma parceria de trocas e compartilhamento de materiais com vista a preservação, valorização e divulgação das línguas africanas além fronteiras“.
(Alexandre Timbane – docente do PPGEL/UEFS & do MEL/Unilab)
As línguas africanas existem, estão vivas e são meios de comunicação e precisam de cada vez mais divulgadas e ensinadas para as novas gerações. A Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996) defende que “Todas as comunidades linguísticas têm direito a um ensino que permita aos seus membros adquirirem um conhecimento profundo do seu patrimônio cultural (história e geografia, literatura e outras manifestações da própria cultura), assim como o melhor conhecimento possível de qualquer outra cultura que desejem conhecer.” (Art.28).
Esta é a primeira publicação de tantas outras que vamos promover e divulgar em favor da divulgação da cultura africana e das línguas locais. As línguas indígenas brasileiras e da américa latina também podem publicar seus trabalhos nesta revista. Há espaço para todas as línguas do mundo que desejam compartilhar suas culturas e línguas. Na qualidade de Editor-chefe da Revista Njinga & Sepé agradeço muito a colaboração do Prof. Dr. Bayọ Ọmọlọla pela ideia de divulgar os artigos publicados. Agradecemos aos avaliadores que gentilmente apreciaram e deram parecer dos textos aqui publicados. Muito obrigado professor Bayọ Ọmọlọla pela sua colaboração com a Revista Njinga e Sepé.”

Outras informações junto ao professor Alexandre Antônio Timbane: (alexandre.timbane@unilab.edu.br).
Categorias