Unilab anuncia o processo seletivo para o Programa de Ações Afirmativas 2026.1
A inscrição será feita exclusivamente via Internet, das 17h do dia 04 de novembro de 2025 às 23h59 do dia 09 de novembro de 2025 (Horário de Brasília).

A Universidade da Integração da Lusofonia AfroBrasileira (Unilab), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, divulga e estabelece normas para realização de Processo Seletivo Especial destinado ao preenchimento de 181 vagas novas nos cursos de Graduação presenciais, dentro do Programa de Ações Afirmativas, o qual usurá o Sistema de Seleção Utilizando os Resultados do Enem (Sisure). As vagas são para ingresso no período letivo 2026.1, nos campi do Ceará e da Bahia, e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico: https://sisure.unilab.edu.br/.
Desta forma, a seleção consistirá no aproveitamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2022, 2023 e 2024 para o preenchimento de vagas nas modalidades das cotas estabelecidas pelo Programa de Ações Afirmativas da Unilab, que contempla indígenas, quilombolas, ciganos, povos e comunidades tradicionais, refugiados, pessoas com identidades trans e pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional.
No ato da pré-matrícula, o(a) candidato(a) deferido(a) deverá, além da documentação básica e de renda, apresentar obrigatoriamente a documentação comprobatória de pertencimento à população contemplada pelo Programa, conforme comprobatória de pertencimento à população contemplada pelo Programa, conforme a modalidade escolhida (Quadro I):
Processo Seletivo Especial destinado ao preenchimento de 181 vagas novas nos cursos de Graduação presenciais.
Sobre a inscrição
O requerimento de inscrição será admitido exclusivamente via Internet, no Sisure, das 17h do dia 04 de novembro de 2025 às 23h59 do dia 09 de novembro de 2025, observado o horário de Brasília (DF). O processo requer o preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição. Será aceita apenas uma única inscrição para cada candidato(a), que concorrerá a uma única vaga.
No preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição, o(a) candidato(a) indicará o número de seu próprio CPF e o número de inscrição no Enem referente ao ano escolhido para seleção.
Poderá concorrer às vagas previstas no item 4.1 do presente processo seletivo Sisure/Unilab – Programa de Ações Afirmativas 2025 o(a) candidato(a) que se enquadrar, cumulativamente, nas condições abaixo citadas:
Formação: Tenha cursado integralmente o Ensino Médio ou equivalente em escola pública;
Renda: Integrar família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo;
Pertencimento Étnico/Social: Pertencer, obrigatoriamente, a uma das sete categorias previstas para a seleção especial de ações afirmativas da Unilab:
a) (CRQ) quilombolas;
b) (IA) indígenas;
c) (CT) povos e comunidades tradicionais;
d) (TRANS) pessoas com identidades trans (transexuais, transgêneras,
travestis, não-binárias, crossdressers, pessoas que se identificam como terceiro gênero etc.)
e) (CIG) ciganos;
f) (REF) refugiados e;
g) (PRIS) pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do
sistema prisional.
As informações prestadas no Formulário de Solicitação de Inscrição são de única e exclusiva responsabilidade do(a) declarante.
A Unilab não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica (falhas de comunicação, congestionamento de linhas, falhas de hardware/software ou outros fatores adversos que impossibilitem a transferência de dados) e não aceitará inscrição extemporânea ou em desacordo com as normas deste Edital.
A inscrição tem caráter condicional, podendo ser cancelada a qualquer tempodesde que verificadas falsidades ou inexatidões nas informações prestadas.
No ato de inscrição, o(a)candidato(a) deverá indicar o tipo de vaga a que concorre, conforme descrição detalhada no Quadro I:
A declaração de pertencimento à população quilombola, indígena, cigana ou de outros povos de comunidades tradicionais será assinada por 3 (três) representantes da instância superior da comunidade a qual pertence, acompanhada do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de cada signatário;
A declaração das pessoas egressas do cumprimento de medidas socioeducativas e medidas sócio protetivas será fornecida pela instituição de cumprimento da medida;
A declaração das pessoas com identidade trans (transexuais, transgêneras, travestis, não- binárias, cross-dressers, pessoas que se identificam como terceiro gênero, etc.) será feita por meio de carta do(a) beneficiário(a) do Programa, com relato de sua trajetória (identificação) e pela apresentação de, pelo menos um, dos seguintes documentos:
a) documento comprobatório de retificação da identificação; e
b) documento comprobatório de inclusão do nome social no cadastro de pessoa física.
Documento que comprove a regularização da situação de refugiado em Território Nacional:
O(A) candidato(a), no ato de inscrição, responsabiliza-se pela veracidade das informações sobre o ano de conclusão do ensino médio e a edição do Enem a ser utilizada, assim como pela inserção dos documentos comprobatórios e obrigatórios no sistema eletrônico.
A inscrição para seleção às vagas ofertadas por meio do presente Edital implicará na tácita aceitação das normas nele estabelecidas, bem como nos demais aditivos ao Edital e/ou comunicados publicados pela Unilab.
Para mais informações leia atentamente o Edital Prograd Nº 23/2025, de 04 de novembro de 2025.