DISCIPLINAS ANTROPOLOGIA
1º Semestre
Introdução à Antropologia (60 h/a)
Ementa: A formação disciplinar da Antropologia. Conceito de Cultura e o debate acerca do relativismo cultural, diversidade e etnocentrismo a partir da Antropologia. Metodologia de pesquisa em Antropologia: trabalho de campo.
Leitura e Produção de Texto 1 (60h/a)
Ementa: Reflexões sobre as noções de língua, variação linguística e preconceito linguístico. A universidade como esfera da atividade humana. Leitura na esfera acadêmica: estratégias de leitura. Gêneros acadêmicos (leitura e escrita na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros): esquema, fichamento, resenha, resumo (síntese por extenso), memorial e seminário. Normas da ABNT.
Inserção à Vida Universitária (15h/a)
Ementa: A Unilab: criação, diretrizes, estrutura e funcionamento. O regime letivo e o
regramento sobre avaliação e controle de frequência. Direitos e deveres do estudante de
graduação. Elementos fundamentais do projeto pedagógico curricular do curso e seu
fluxograma.
Iniciação ao Pensamento Científico: Problematizações Epistemológicas (45h/a)
Ementa: A especificidade do conhecimento científico. Introdução ao pensamento históricofilosófico relacionado à ciência. Origens do conhecimento, epistemologia e paradigmas científicos. A barreira científica e a representação do outro. O silenciamento da história e do protagonismo do Outro: bárbaros, asiáticos, africanos, americanos. Subaltern Studies. Novas episteme da ciência: visibilidade, problematização e conceitualização em pesquisas interdisciplinares. Do lusotropicalismo à lusofonia.
Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos (60h/a)
Ementa: Temporalidades do processo colonial nos países de língua portuguesa (práticas, trocas e conflitos culturais – ocupações e resistências). Movimento Pan-africanista, Negritude; Relações étnico-raciais e racismo; Movimento Negro e Indígena no Brasil e as políticas de ação afirmativa. Gênero, sexualidade. Movimentos Feministas e LGBTT. Tolerância religiosa. Direitos Humanos. Diferenças e Desigualdades. Cultura afro-brasileira.
Patrimônio Cultural (60h/a)
Ementa: Patrimônio e antropologia. Patrimônio como campo social e categoria do pensamento. Patrimônio e nação. Políticas patrimoniais e patrimonialização da cultura. Patrimônio imaterial, registros, inventários e planos de salvaguarda. Tesouros Vivos da Cultura. Estudos de caso nos países da integração (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) e Brasil (Maciço de Baturité).
2º Semestre
Teoria Antropológica I (60h/a)
Ementa: Manifestações teóricas na formação de conhecimento antropológico “clássico”– século XIX ao início do século XX: evolucionismo (Morgan, Tylor, Frazer), sociologia compreensiva (Simmel e Weber), americana (Boas e Rivers), escolas francesa (Durkheim, Mauss, e outros) e britânica (Malinowski, Radcliffe-Brown). Leituras de etnografias clássicas.
Teoria da Diáspora (60 h/a)
Ementa: Estudo das teorias clássicas da diáspora africana. Estudo do pensamento sócioantropológico negro em suas diferentes concepções e entendimento sobre a presença negra na diáspora. Compreensão dos contextos históricos que impulsionaram o surgimento do pensamento afrocêntrico na diáspora.
Estudos de África Pré-Colonial (60 h/a)
Ementa: Abordar as civilizações africanas pré-coloniais antes da influência estrangeira; Teorias, metodologias e fontes.
Antropologia das Populações Afro-Brasileiras (60 h/a)
Ementa: Apresentar a constituição do campo formativo da temática no Brasil no século XX. Revisitar obras e conceitos fundantes do campo disciplinar do período em foco. Explicitar os debates teóricos e políticos pertinentes ao tema.
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades (60h/a)
Ementa: Fundamentos epistemológicos da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade em relação à multidisciplinaridade e à transdisciplinaridade. Transversalidade na produção do conhecimento. Paradigmas científicos. Planejamento de Pesquisa: Projetos e Delineamento de pesquisa. Abordagens metodológicas de base quantitativa, qualitativa, mista e participativa. Métodos e técnicas de pesquisa em humanidades. Ética em pesquisa nas ciências humanas. Pesquisa como compromisso social e ético-político.
3º Semestre
Teoria Antropológica II (60 h/a)
Ementa: Desdobramentos teóricos da antropologia na primeira metade do sec. XX: padrões de cultura e personalidade; conflito e mudança estrutural; estruturalismo. Estrutura e história. Leituras de etnografias de meados do séc. XX, que acompanharam os desdobramentos teóricos da disciplina
Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (60 h/a)
Ementa: Modernidade e contra-modernidade. Do colonial ao pós-colonial: colonialismo, imperialismo e eurocentrismo. Fanon, Said, Homi Bhabha. Hibridismo e mimese. Diferença e identidade na perspectiva pós-colonial. Decolonialidade e descolonização.
Estudos de África Colonial (60 h/a)
Ementa: Abordar os processos de ocupação e expansão europeia em contato com as sociedades africanas. Influências estrangeiras no continente. Temporalidades dos processos e estratégias de dominação. Resistências e política local, regional, transnacional.
Antropologia das Populações Indígenas (60 h/a)
Ementa: Estudo das teorias que marcaram o desenvolvimento do pensamento antropológico sobre a presença indígena na América Latina, a partir de abordagens que contemple as várias perspectivas da etnologia das populações indígenas. Enfoca os principais debates contemporâneos sobre a questão indígena no Brasil e região Nordeste em diálogo com outras áreas do conhecimento como a história, filosofia, bioética e o direito. Principais temas: desconstrução de estereótipos; pluralidade histórica; etnologia indígena; movimento indígena e indigenismo; direitos indígenas e Estados nacional e plurinacional.
Antropologia das Populações Tradicionais e Ecologia Política (60 h/a)
Ementa: Estudo das populações tradicionais e suas relações identitárias, territoriais, políticas, econômicas e epistêmicas com a Natureza, enfocando o fazer antropológico neste campo. Discutirá as teorias hegemônicas sobre desenvolvimento e meio ambiente e contrahegemônicas que problematizam as noções de desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e projetos de modernização, natureza versus cultura, a partir das perspectivas críticas da Colonialidade da Natureza, da Ecologia Política e do “Bem Viver”, esta última tradução das expressões Kechwa “Sumak Kawsay” e Aymara “Suma Qamaña”.
4 º Semestre
Teoria Antropológica III (60 h/a)
Ementa: Temas e abordagens centrais em estudos contemporâneos, que se desenvolveram a partir das décadas de 1950/1960 até momentos mais atuais: sistemas simbólicos, ritos de passagem e dramas sociais; antropologia interpretativa, sociabilidade e interação social, hierarquia e individualismo, sistemas globais e fluxos; debates em torno dos conceitos de sociedade e cultura. Leituras da antropologia contemporânea que apontam os diversos estilos de produção e reflexão etnográficas.
Política, Poder, Estados Nacionais e Transnacionais(60 h/a)
Ementa: Política e poder como conceitos antropológicos. Sistemas políticos. Relações de poder e estruturas de dominação. Processos de Formação dos Estados-Nacionais (Estados multiculturais e pluranacionais na América Latina e África). Estados coloniais e efeitos para organizações políticas contemporâneas. O desenvolvimento à luz da teoria antropológica. Transnacionalismos.
Estudos de África Pós-Colonial (60 h/a)
Ementa: Ciências Humanas e Sociais em África contemporânea. O intelectual africano perante a crise social. Diálogo crítico entre intelectuais africanos do período das independências e do pós-independência. A antropologia e as questões sociais, políticas e econômicas da África contemporânea.
Antropologia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos (60 h/a)
Ementa: Apresentar o debate teórico e político que envolve os movimentos sociais em contextos diaspóricos. Analisar as inter-relações temáticas entre alteridade, cidadania e direitos humanos. Abordar o papel da antropologia e do antropólogo (a).
Gênero, Família e Sexualidades (60 h/a)
Ementa: Família e parentesco: as abordagens clássicas. Generificação e colonialidade de gênero. Conjugalidades LGBTT. Família e parentesco nos países africanos de língua portuguesa: alguns aspectos. Sexualidades: o normal e o “anormal” (a perspectiva queer). Consentimento e vulnerabilidade. Trangressão e subalternidade.
5º Semestre
Metodologia de Pesquisa Antropológica (60 h/a)
Ementa: Novos olhares sobre a ciência; por uma perspectiva teórica da pesquisa antropológica; Métodos, diálogos e polifonia; Formulação de um problema de pesquisa. Estrutura, argumentação e justificação de um projeto de pesquisa. Redação de um projeto de investigação.
Teorias sobre o racismo e discursos antirracistas (60h/a)
Ementa: Racismo: origens, conceito e manifestações contemporâneas. O racismo científico do século XIX e seus desdobramentos no Brasil. Teorias sobre relações raciais e racismo. As lutas antirracistas no Brasil e no mundo.
Campo de Atuação Profissional da Antropologia (60h/a)
Ementa: Ampliar o conhecimento sobre o campo de atuação profissional. Examinar o campo de trabalho existente no Brasil e África e suas possibilidades. Debater sobre o perfil profissional e suas exigências: técnica, teórica, política, ética. Criação de novos campos e perfis para o trabalho antropológico. Relações de gênero, sexualidades, raça e etnia no campo de atuação profissional.
Antropologia da Religião (60h/a)
Ementa: Os temas das Religiões são partes fundamentais das Ciências Humanas e Sociais, desde os primórdios da Filosofia, Sociologia e Antropologia. Tais temas tornam-se essenciais tanto na constituição da vida social quanto na manutenção da mesma. Considerando o fato de que ela perpassa os diferentes campos da vida social e atrai o interesse de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, esta disciplina pretende aprofundar os seus elementos constitutivos e suas formas de intervenção na realidade bem como os novos fenômenos religiosos.
Identidade e Poder (60h/a)
Ementa: Marcadores identitários: raça, classe, etnia, gênero e sexualidade. Globalização e Transnacionalismos. Diáspora. Desigualdade, diferença e conflito. Colonialismo. Emancipação e Direitos.
6º Semestre
TCC I (90 h/a)
Ementa: Teoria e Prática em pesquisa em campo; Registro e tratamento dos dados empíricos. Subsídios teóricos e metodológicos necessários à pesquisa etnográfica.
Feminismos africanos, negros e contra hegemônicos (60h/a)
Ementa: A questão do gênero no contexto das sociedades africanas e diaspóricas (tradição/modernidade), colonialidades e decolonialidade. Analisar o conceito da negritude ao longo da história, espaço e tempo. Feminismos em África e nas diásporas. A noção de raça e gênero: suas especificidades.
Território e Poder (60h/a)
Ementa: Espaço: dimensões, escalas, processos e agências. Territórios, fronteiras, deslocamentos. Estado, Nação, região. Urbano e/ou rural. Meio ambiente.
7º Semestre
TCC II (90h/a)
Ementa: Pesquisa de campo, elaboração e apresentação da monografia. Elaboração do TCC em regime tutorial.
Eletivas e Optativas.