Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab oferta vagas para tutoria no I Programa Nacional de Formação de Jovens e Mulheres (Profam). Inscrições abertas até 08/02!

Data de publicação  21/01/2026, 11:01
Postagem Atualizada há 3 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) está ofertando vagas para atuar  – nos campi do Ceará – como tutora do I Programa Nacional de Formação de Jovens e Mulheres (Profam) – “Empoderamento mulheres: Interseccionalidades, Escrevivências, Gênero e Justiça Climática”, com inscrições abertas de 20/01 a 08/02, conforme a Chamada Pública Edital nº 01/26.

Inscrava-se JÁ (https://drive.google.com/open?id=1Kvg2bQH8H-GsPIFgKxxLKzyYhmTtotwU).

A seleção é uma parceria entre a Unilab, o Instituto de Humanidades (IH) e o Ministério das Mulheres, Grupo de Pesquisa “Lélia Gonzalez, Presente!” e o Coletivo Lélia Gonzalez, Presente!

O foco da seleção está no curso de serviço social, do Instituto de Humanidades, para atuação no Projeto de Extensão do I Programa Nacional de Formação de Jovens e Mulheres (Profam), Empoderamento mulheres: Interseccionalidades, Escrevivências, Gênero e Justiça Climática.

Confira a Chamada Pública Edital nº 01/26.

O ingresso é imediato, com prazo de conclusão em 09 meses.

Sobre o projeto

A execução do Programa é realizada através do TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA- TED, por meio da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política – SENATIP, do Ministério das Mulheres do Brasil.

Serão selecionadas 14 (quatorze) estudantes, mulheres cis e trans para atuar como educadoras bolsistas, sendo 13 (treze) estudantes de graduação e 01 (uma) estudante de pós-graduação. As vagas serão distribuídas para o Instituto de Humanidades e para o curso de Serviço Social da Unilab – Ceará, da seguinte forma: Antropologia (02), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (04), História (02), Pedagogia (02), Serviço Social (01), Sociologia (02) e Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (01) para atuar no âmbito do PROFAM, conforme quadro de vagas.

As vagas serão destinadas exclusivamente à política afirmativa de estudantes que se autodeclaram negra, indígena, quilombola, cigana, pessoas trans e travesti, lésbica, de terreiro, marisqueira, pescadora, de comunidade tradicional, chefa de família, mulheres com deficiência, mulheres migrantes ou mãe solo.

Outras informações via e-mail: (ih@unilab.edu.br) e Curso Profam (profam2026@unilab.edu.br).

Categorias
Palavra-chave