Curso de Administração Pública realizará evento em alusão aos 30 anos de criação da CPLP, próxima sexta-feira (17)
Na próxima sexta-feira (17), a partir das 10h, no auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o Seminário “30 anos CPLP: Administração Pública, Cooperação e Desenvolvimento“, evento alusivo às comemorações dos 30 anos da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O seminário constitui uma iniciativa da disciplina de Relações Internacionais do curso de bacharelado em Administração Pública, com o apoio da coordenação do curso e da direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
A iniciativa visa reunir estudantes, docentes, egressos, representantes estudantis e convidados nacionais e internacionais para refletir sobre a cooperação entre os países lusófonos e discutir o papel da Administração Pública, da formação universitária e da cooperação acadêmica para o desenvolvimento dos Estados-membros da CPLP.
A escolha da data possui um significado especial, uma vez que 17 de julho assinala a criação da CPLP, organização internacional que, ao longo de três décadas, consolidou-se como um importante espaço de concertação política, cooperação técnica, intercâmbio acadêmico e promoção do desenvolvimento entre os países de língua portuguesa.
A CPLP representa uma dimensão estratégica da sua identidade institucional e da sua atuação acadêmica conforme estabelece a Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010: a instituição tem como missão formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.
A ação assume-se como atividade de extensão universitária e busca fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando um ambiente de diálogo entre estudantes, docentes, egressos, representantes estudantis e especialistas convidados.
Além de celebrar os 30 anos da CPLP, o evento pretende promover uma reflexão sobre a contribuição do curso de Administração Pública da Unilab para a concretização da missão institucional da Universidade e para o fortalecimento da cooperação entre os países da Comunidade.
O seminário permitirá partilhar experiências relacionadas à formação de quadros qualificados para os países lusófonos, à produção acadêmica desenvolvida no âmbito do Curso e às trajetórias profissionais de seus egressos, evidenciando o impacto da formação universitária na Administração Pública e no desenvolvimento dos Estados-membros da CPLP.
O evento contará ainda com a participação de convidados provenientes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, de Comissões Técnicas da CPLP e Instituições de Ensino Superior dos PALOP, ampliando o diálogo entre a academia e os organismos responsáveis pela promoção da cooperação internacional.
Para o coordenador do evento e professor do ICSA, Miguel Dias – docente da área de Relações Internacionais do Curso de Administração Pública, a celebração dos 30 anos da CPLP “constitui uma oportunidade natural para a Unilab reafirmar sua missão institucional e seu compromisso com a integração entre os países de língua portuguesa. Este seminário busca dar visibilidade à contribuição do Curso de Administração Pública para a formação de quadros qualificados, a produção do conhecimento e o fortalecimento da cooperação acadêmica no espaço lusófono”.
Programação:
Manhã
8h. Hasteamento das Bandeiras dos Estados-Membros da CPLP
9h30. Sessão de Abertura
10h. Conferência de Abertura
11h. Mesa de Egressos Internacionais. Curso de Administração Pública da Unilab e sua contribuição para a CPLP: trajetórias, impacto e desenvolvimento;
Tarde
13h30. Mesa das Associações Estudantis. Vozes Estudantis da Lusofonia: experiências de integração internacional na Unilab;
15h. Mesa de Convidados Externos. Administração Pública e Cooperação Internacional na CPLP;
16h15. Mesa de Jovens Pesquisadores e Empreendedores. Pesquisas e Projetos de Inovação desenvolvidos no Curso de Administração Pública;
17h30. Momento Cultural e Encerramento
CONTEÚDO RELACIONADO
- Projeto Ecossistemas de Tecnologias Socioterritoriais em Agroecologia e Segurança Alimentar tem a Unilab como agente potencializador e articulador
- Roda de conversa online aborda tema “Ensino de Português em São Tomé e Príncipe”, dia 12/12, às 15h
- Burkina Faso e os Resquícios do Colonialismo Francês é tema de debate no dia 19/09, às 14h, em Palmares II; inscrições abertas
- Unilab divulga resultado final do PSEI 2023 e convoca aprovados para o próximo semestre letivo
- Acordos e diálogos de cooperação marcaram a primeira missão da Unilab em São Tomé e Príncipe