ECOSS realiza missão em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde
Entre os dias 12 e 25 de setembro, ocorre em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe a missão internacional do ECOSS (Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul). A missão, que está pela primeira vez em São Tomé e Príncipe, tem como foco a pesquisa histórica e recente sobre educação de jovens e adultos nos dois países.
O trabalho, realizado em rede a partir do ECOSS, consiste numa investigação sobre a realidade educacional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop’s), com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Para Jacqueline Freire, coordenadora do ECOSS, a importância da missão consiste na ação colaborativa e solidária entre os parceiros para o desenvolvimento da educação nos países africanos.
“A pesquisa em São Tomé e Príncipe foi um momento rico de aprendizagens sobre história e educação no país, lições de vida de um povo que lutou pela libertação e que teve no direito à educação uma das principais bandeiras. Foi emocionante reencontrar educadores, educadoras e alfabetizandos que trabalharam com Paulo Freire, coletar material das décadas de 1970 e 80. Um dos pontos altos foi uma roda de conversa na comunidade de Monte Mário, símbolo da reconstrução nacional pela educação”, destacou a professora Jacqueline Freire.
A ação conta com a participação da professora do Instituto de Ciências da Natureza e Matemática da Unilab, Sinara Mota Almeida, e do professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Itamar de Morais Nobre.
Objetivos da pesquisa que está sendo realizada:
• Compreender o tempo presente da Educação de Jovens e Adultos nos Palop’s e suas raízes históricas;
• Caracterizar a configuração atual, a organização e o funcionamento da EJA nos Palop’s;
• Identificar e analisar os conceitos estruturantes das políticas públicas e do currículo da Educação de Jovens e Adultos contidos nos documentos oficiais produzidos nos Palop’s;
• Coletar e catalogar a legislação educacional relativa à EJA instituida e disponível nos Palop’s;
• Inventariar fontes documentais referentes à EJA nos Palop’s;