Estudantes calouros participam de Seminário de Ambientação Acadêmica
Teve início na manhã desta quarta-feira (05) o I Seminário de Ambientação Acadêmica, também chamado de Samba. A proposta do encontro é reunir nos próximos dias estudantes calouros e veteranos com o objetivo de apresentar a estrutura física e acadêmica da universidade, em que os participantes terão a acesso a informações sobre as Pró-Reitorias, Institutos, Direções e Coordenações, além de discutir questões de gênero, sexualidade, saúde, inclusão, cooperação sul-sul, arte e cultura.
O evento começou com a saudação dos alunos representantes de cada nacionalidade presente na Unilab. Na ocasião, eles falaram sobre as suas experiências no Brasil e a integração na universidade. Em seguida, a mesa de abertura foi formada por representantes das Pró-Reitorias. O vice-reitor, Fernando Afonso Ferreira, deu boas-vindas aos estudantes e falou sobre os desafios da Unilab ao reunir pessoas de distintos locais com diversas culturas e realidades. “Nós estamos construindo algo diferente e, ao fazer algo diferente, nós não temos um modelo. E isso é muito difícil, mas no futuro poderemos dizer: eu construí aquela universidade”, enfatizou.
O pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Roberto Borges, destacou o papel de cada uma das pessoas que fazem parte da Unilab na promoção da integração, além de ressaltar a oportunidade de conhecer as diferentes culturas representadas na universidade. “A integração da Unilab deve feita por todos nós. A instituição não é só o prédio e não é formada só por professores ou funcionários. E sim, todos nós somos a Unilab. Aqui, nós temos a oportunidade de conhecer outros países através da aproximação com as outras pessoas”, explanou.
A programação teve continuidade com a apresentação da estrutura física da Unilab, realizada pelo pró-reitor de Planejamento, Plínio Maciel. Ele mostrou os prédios que já funcionam e as obras que estão em andamento para receber, em breve, as atividades da universidade. No período da tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as obras do Campus das Auroras.
Dia 06
Durante a manhã desta quinta-feira (06), a programação do Samba contou com a explanação das equipes da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) sobre as atividades e serviços desenvolvidos pelos dois setores.
Na primeira parte da manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a atuação da Propae, tais como as ações na área de esporte e lazer, as bolsas e auxílios estudantis, programas de assistência aos alunos, além de saber informações sobre como funciona o atendimento psicológico e as demais atividades referentes às políticas estudantis voltadas para a permanência com qualidade do estudante na vida acadêmica.
Em seguida, o coordenador de Assuntos Educacionais, José Veríssimo, falou sobre as bolsas dos programas ofertados pela Prograd, tais como: Pibid, Ciências Sem Fronteiras, Jovens Talentos para a Ciência e a monitoria estudantil. O diretor de Registro e Controle Acadêmico, Fábio Paulino, explicou sobre a matrícula e o processo de renovação, e tirou dúvidas sobre mudanças de curso.
Dia 07
Na manhã desta sexta-feira (07), a abertura do último dia do Samba contou com a saudação da reitora Nilma Gomes para os novos estudantes. Ela deu boas vindas e agradeceu aos alunos por terem escolhido a Unilab, incentivando a colaboração de todos no processo de construção da universidade.
Em seguida, a coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias, Rafaella Pessoa, explicou as ações realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e como os estudantes e a comunidade podem fazer para participar.
Também durante a manhã, os alunos se dividiram em grupos, a partir da escolha de seu curso, e conversaram com os professores sobre o funcionamento, cronograma, ementa das disciplinas, projetos de pesquisa, aulas de campo, dentre outros assuntos.
Na tarde desta terça-feira (07), o profº. Fernando Afonso falou sobre “A Unilab e a Cooperação Sul-Sul”, assim como sobre o “Intercâmbio Nacional e Internacional” da universidade. Na oportunidade, ele salientou a importância da localização da Unilab na cidade de Redenção(CE) e destacou que a realidade do Brasil não é só capitais, mas principalmente, o interior. Segundo ele, isso também fortalece a Cooperação Sul-Sul, uma vez que a realidade e as culturas entre o hemisfério Sul se aproximam.
Dando continuidade a programação, com o objetivo de ambientar os novos estudantes, o consultor da Proinst, Bruno Alencar, esclareceu a importância do registro do visto e de sua regularização com as embaixadas.
Encerrando as atividades do Samba, as estudantes Ermanna Lima, Talita Nogueira e Florênca Almeida falaram sobre os laboratórios da Unilab e das pesquisas desenvolvidas, assim como sua participação como estudantes bolsistas.
Alunos calouros
O estudante do curso de Humanidades, Luan Milhone, 17 anos, de Redenção, falou sobre as expectativas de ingressar no Ensino Superior. “Quero aprender, ter novos conhecimentos, saber de novas histórias. Espero que ajude para eu ter um bom futuro”, comentou.
O guineense Alexandre Biai, 21 anos, chegou ao Brasil no último dia 16 de janeiro e veio cursar Agronomia na Unilab. “Espero aprender mais, criar novas amizades e entrar na cultura de vocês para saber mais o português”. Sobre o que ele está achando da vida em território brasileiro, ele falou: “está tudo ótimo, a recepção está muito boa”.
Maria das Graças Fernandes Silva, 18 anos, de Aracoiaba, vai iniciar o curso de Enfermagem. “Escolhi a Unilab porque é próximo da minha casa e também porque é federal e internacional. Assim como o Brasil, aqui é um caldeirão de cultura. Vou aproveitar para ter novas experiências”, disse.
Confira a programação completa abaixo:
Mais informações sobre o Samba, no link.