Movimenta 3ª Edição começa neste domingo e abre inscrições para oficinas
A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) divulgou, nesta quinta-feira (15), a programação completa do Movimenta 3ª edição, que acontece nos campi da Liberdade, em Redenção/CE, e dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, de 18 de janeiro a 26 de fevereiro. Confira aqui.
Haverá oficinas de dança brasileira e break, música, fotografia (Narrativa sob perspectiva documental e Montagem e exposição fotográfica), de produção audiovisual e artesanato. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas nos links para o Ceará e a Bahia. Em separado, há o link para a Oficina de instrumentos musicais e para a Oficina de Violão.
A abertura do Movimenta 3ª edição será neste domingo (18), na praça da Matriz, em Redenção, às 20h, com a apresentação do espetáculo teatral “Mais uma grande besteira”, do grupo “As 10 Palhaçaria”, com direção de David Santos. O espetáculo conta a história de dois palhaços que, para impressionar e atiçar a curiosidade do público, prometem criar e apresentar um sensacional, fantástico e perigosíssimo número artístico, digno dos maiores espetáculos circenses.
Nesta terceira edição, o Movimenta traz para a comunidade acadêmica e demais interessados uma vasta programação artístico-cultural que contará com oficinas de audiovisual, artesanato, dança, fotografia, teatro, pintura e montagem de exposição; shows musicais de artistas do Maciço de Baturité; exposições fotográficas e de artes plásticas; rodas de conversa; apresentações de dança e teatro, dentre outras atividades.
“Tivemos o cuidado de preparar uma programação contemplando as várias linguagens artísticas e atendendo as demandas dos estudantes e que ocorresse na Bahia e no Ceará. Isso foi atendido. Agora, toda essa ação artístico-cultural será registrada por meio de um documentário e também, ao final, faremos uma exposição fotográfica que contará a história do Movimenta em suas três edições”, explicou Vanéssia Gomes, articuladora de Arte e Cultura da Proex. “Essa exposição final será organizada também pelos participantes da ‘Oficina Montagem de Exposição Fotográfica’, ministrada por Aterlane Martins”, acrescentou. A oficina irá possibilitar aos participantes conhecer e praticar técnicas de montagem de exposição fotográfica, utilizando suportes materiais e digitais de acordo com o ambiente expositivo, podendo assim conceber uma curadoria compartilhada.
Quem se interessa por dança, pode se inscrever na Oficina de Break, que acontecerá na Sala 1, de 21 a 28 de janeiro, no Campus da Liberdade, ministrada por Feliciano Marcolino. A oficina objetiva passar informações sobre a Break Dance, envolvendo a cultura hip hop, através de aulas teóricas e práticas (oficina e representação). Os aficionados por fotografia podem se inscrever na Oficina Narrativa sob a perspectiva documental, ministrada pelo fotógrafo documental Alex Hermes e que apresentará a linguagem e a prática da fotografia documental, passando por diferentes escolas e movimentos de fotógrafos que influenciaram de forma decisiva a estética do fotojornalismo e da fotografia documental atuais. Essa oficina de fotografia será ministrada nos dias 22, 27 e 29 de janeiro e no dia 05 de fevereiro, na sala 09, do Campus da Liberdade, das 15h às 17h.
Para quem gosta de boa música, vários shows integram a programação Música do Maciço. No Pátio Administrativo, do Campus da Liberdade, acontece no dia 22 de janeiro, a partir da 17h30, o show musical com a cantora Fladiana Ruiz, que cursa Administração Pública, na Unilab. Ruiz interpretará canções de grandes compositores brasileiros, como Baden Powell, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Chico Cezar, Caetano, Gilberto Gil, João Bosco e João Donato.